Andamos sempre à procura de fórmulas que reduzam o número de passos nas rotinas, mas que, ainda assim, sejam tão ou mais eficazes do que as que já usamos. Enquanto consumidoras de beleza somos cada vez mais exigentes e não nos contentamos com pouco, e é precisamente por esse motivo que as marcas procuram incessantemente soluções para as nossas necessidades.
Foi no berço do universo de beleza – falamos, claro, da Coreia – que nasceu um novo cosmético: o sérum tonificante. Uma fusão que combina as texturas e benefícios dos dois produtos, poupando-nos tempo, trabalho e dinheiro.
O futuro é híbrido
Atualmente, os consumidores procuram usar menos produtos com fórmulas mais eficazes e rotinas de beleza simples. Mais do que uma tendência, os cosméticos dois em um vão ser a norma.
Talvez por isso o percurso das marcas esteja a enveredar por este tipo de produtos. Apesar de não serem novidade, os cuidados de beleza híbridos são uma tendência que tem vindo a aumentar nos últimos anos.
Basta pensarmos nos hidratantes com cor, nas máscaras que também atuam como creme nutritivo ou nos produtos de maquilhagem que podem ser aplicados nos lábios, olhos e maçãs do rosto.
Os séruns tonificantes devem ter a mesma fonte que ajudam a hidratar a pele e reparam a barreira cutânea
E é dentro desta categoria que entra o sérum tonificante, um produto dois em um ideal para combater a desidratação, mas benéfico para qualquer tipo de pele.
Com uma fórmula que se posiciona entre a essência e o sérum tradicional, tem uma textura rica e leitosa fácil de aplicar, sem necessidade de espalhar no rosto.
De acordo com os especialistas, a forma mais eficaz de o utilizar é aplicando o sérum tonificante na palma das mãos e pressioná-lo gentilmente no rosto depois da limpeza.
No fundo, é aplicado como se fosse um tónico, substituindo este passo e o seguinte, o sérum.
Claro que se sentir necessidade pode utilizar um sérum à mesma, porém, a ideia é que depois da aplicação deste produto salte diretamente para o protetor solar, durante o dia, ou para o cuidado de noite, antes de se deitar.
O segredo está na fórmula
Tradicionalmente, os tónicos são utilizados após a limpeza e ajudam a preparar a pele para cosméticos como séruns, máscaras ou hidratantes. Costumam conter ingredientes que ajudam a secar e reduzir a produção de sebo ou remover a sujidade.
Já os séruns apresentam fórmulas mais espessas, com moléculas pequenas capazes de penetrar em profundidade na pele, depositando nela os ingredientes ativos. E embora estes dois cosméticos sejam completamente diferentes, a realidade é que são aplicados um a seguir ao outro, trabalhando em conjunto para apresentar os melhores resultados.
A grande diferença do sérum tonificante para os outros cosméticos está na textura, na rapidez de absorção pela pele e nas fórmulas ricas em ingredientes ativos. O resultado é uma bomba de hidratação e conforto, bem como proteção da barreira cutânea.
Além disso, a aplicação de produtos híbridos pode apresentar menor risco de irritação para pele, uma vez que são aplicados menos ingredientes ativos em camadas.
Para escolher o sérum tonificante mais adequado aplicam-se as mesmas regras que utiliza para os restantes cosméticos: deve ter em conta o seu tipo de pele e as suas necessidades.
Uma tez seca beneficia de fórmulas com ácido hialurónico ou outros ingredientes hidratantes; já quem tem pele mista a oleosa deve optar por produtos com ácido salicílico ou beta-hidroxiácidos.
Séruns tonificantes a conhecer
Apesar de serem um produto recente, já existem muitas marcas a apostar nos séruns tonificantes. Estas são algumas delas.