Estivemos à conversa com o fundador da Skin Labo, Angelo Muratore, que nos confessou que o segredo para o sucesso da marca está em democratizar a beleza através do acesso a cosméticos de alta qualidade, a preços mais baixos.
Entrevista a Angelo Muratore
O que diferencia a Skin Labo das restantes marcas?
A diferença é bastante grande, tanto para consumidores, investidores, como para outras empresas que observam o nosso crescimento. Todas as marcas estão a vender as mesmas fórmulas com os mesmos ingredientes e princípios ativos.
Existem umas para grandes mercados e outras para mercados de luxo, as primeiras têm um preço mais baixo e as outras um preço mais elevado. Porém não existe diferença entre uma marca de luxo e outra porque na maioria usam as mesmas fórmulas, ingredientes ou princípios ativos. A Skin Labo é diferente porque damos aos clientes os mesmos ingredientes e princípios ativos que outras marcas por um preço mais baixo.
Como se estabeleceu num mercado tão concorrido?
Através dos preços, da alta qualidade dos produtos e ainda das consultoras de atendimento ao cliente, esses são os pilares da Skin Labo. Em Portugal, temos quase 15 mil consumidores que já experimentaram a marca pelo menos uma vez e só estamos nesse mercado há cerca de sete meses.
Costumo dizer que somos a Smart Beauty Company, por dois motivos. O primeiro é empresarial, temos um modelo de negócio inteligente com vendas diretas ao consumidor e em segundo lugar devido às fórmulas dos produtos, com menos ingredientes a sua efetividade é maior.
Qual a importância de democratizar a beleza?
As mulheres europeias não ganham bem. Logo, as suas prioridades não são comprar um produto de beleza que lhe custe metade do ordenado. Este é também um dos motivos pelos quais tivemos tanto sucesso, conseguimos dar às pessoas a liberdade de cuidarem da pele.
A nossa campanha de comunicação “just be you, just be smart” incita as mulheres a ponderarem. Uma mulher inteligente, sabe onde gastar dinheiro e como conseguir produtos de qualidade sem gastar uma fortuna.
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É a primeira marca cosmética italiana totalmente digital com atendimento online. Em que consiste o serviço de consultoria de beleza feito à medida?
Uma das nossas grandes qualidades é o atendimento ao cliente em 15 línguas, um serviço de apoio exclusivo e personalizado. Num e-commerce normal não existe contacto humano, porém a Skin Labo tem esta parte humana e muito personalizada que o cliente aprecia. A partir daí cria-se uma relação de confiança, os clientes percebem que a marca é real e que existe uma ajuda verdadeira adaptada às suas necessidades.
Têm uma oferta variada, como funciona o processo de desenvolvimento de um novo produto?
É muito rápido, desde que iniciamos um cosmético até estar pronto são cerca de dois meses e meio. O normal para uma marca de beleza são cerca seis a doze meses para lançar algo novo.
O serviço de consultoria acaba por ser essencial para o desenvolvimento de produtos porque são as consultoras que sabem o que os consumidores estão a dizer sobre os diferentes cosméticos. Ao falarem com departamento de novos produtos conseguimos em conjunto analisar o mercado, as tendências e o feedback dos clientes. Dessa forma, desenvolvemos cosméticos que respondem definitivamente às necessidades dos nossos consumidores.
Pensa estender a marca a outras categorias de beleza?
Já temos cuidados capilares e também maquilhagem, não queremos uma linha enorme porque preferimos ter menos produtos mas com qualidade.
Neste momento, estamos a desenvolver suplementos e acredito que nos próximos três a seis meses iremos lançar cerca de cinco novos produtos para esta categoria.
A Skin Labo tem uma vertente solidária muito forte. Em que consiste o projeto que estão a desenvolver em África?
Quando estávamos a criar a campanha pensámos que era o momento certo para nos envolvermos em algo que fosse para outros. Estávamos à conversa com uma jornalista italiana que está na direção de uma instituição pequena, pouco conhecida que trabalha com hospitais em África. Ficámos muito interessados porque achámos que ia de encontro ao ADN da empresa: com pouco é possível fazer bastante.
O fundador explicou-nos que estavam a desenvolver vários projetos em Uganda, um dos quais num hospital onde faltavam equipamentos para a zona da maternidade. Doámos para renovar uma das áreas do hospital e acabámos por colocar informação sobre a instituição na nossa campanha, para sensibilizar e alertar os consumidores do projeto e eles próprios doarem.
O que podemos esperar no futuro?
Além do mercado americano, iremos também abrir o russo e estamos a trabalhar em informar as pessoas sobre as nossas consultoras de beleza. Iremos falar mais da equipa, que é o verdadeiro motor da empresa, são eles que dão a voz pela marca e que conseguem fazer a diferença para confiarem na marca.