Beleza

Made in Portugal: The Green Beauty Concept

Tem dificuldade em encontrar algumas marcas de cosmética biológica internacionais? Joana Parente tinha. Foi por isso que lançou a loja online The Green Beauty Concept. Um espaço onde encontra o melhor da beleza natural, orgânica, não tóxica, amiga do ambiente e dos animais.

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The Green Beauty Concept: cosmética biológica à venda online
Escrito por
Out. 18, 2017

Como a maioria dos projetos, The Green Beauty Concept nasce de uma necessidade pessoal das irmãs Joana e Rita Parente.

Joana, formada em turismo e com uma pós graduação em marketing, e Rita, designer, com o falecimento do pai, decidem adoptar por um estilo de vida mais saudável. Rita torna-se vegan e cria o blogue Cocoon Cooks. Joana, que sempre foi apaixonada por cuidados de beleza, à procura de um kit de cosmética natural para oferecer à irmã, descobre o incrível mundo novo da cosmética orgânica. É aqui que entra a necessidade: a maioria dos produtos não estavam à venda em Portugal. Resolvem assim avançar com a abertura do The Green Beauty Concept, uma loja online de produtos naturais, orgânicos e não tóxicos de alta qualidade. O seu objetivo? Sensibilizar o público português para o mundo da beleza natural de luxo. É uma loja de produtos cuidadosamente selecionados de cuidados de pele, corpo, cabelo e maquilhagem. E é também uma fonte de informação sobre o universo da cosmética biológica.

The Green Beauty Concept: cosmética orgânica

 

The Green Beauty Concept: cosmética biológica à venda online

Joana e Rita Parente, as fundadoras da loja online The Green beauty project

 

Porquê apenas a venda online? Não vai existir uma loja física?

Como queríamos disponibilizar estes produtos para todo o território nacional, não quisemos fixar-nos num ponto de venda físico. Para já, queremos que a visibilidade da loja online continue a crescer em Portugal. Este é o mercado onde nos vamos focar, apesar de já permitirmos envios para toda a União Europeia. Eventualmente, gostávamos de poder abrir, pelo menos, um ponto físico de venda, onde pudéssemos disponibilizar workshops e tratamentos de rosto, corpo e maquilhagem, apenas com produtos naturais.

Qual a diferença entre o que é natural e o que é orgânico?

Para nós, natural significa a utilização de ingredientes provenientes da natureza, ao invés de sintetizados em laboratório. Significa também que estão excluídos os ingredientes tóxicos tipicamente utilizados na cosmética convencional. Não são usados para o benefício da nossa pele, mas para fazer durar mais tempo os produtos nas prateleiras. Ou ter um cheiro ou textura “melhor”. Orgânico diz respeito ao método de produção dos ingredientes (não do produto). É comparável com a “agricultura biológica”.

natural significa a utilização de ingredientes provenientes da natureza, ao invés de sintetizados em laboratório. Significa também que estão excluídos os ingredientes tóxicos tipicamente utilizados na cosmética convencional.

Como nenhum dos termos está regulamentado, leva a que sejam usados de forma demasiado abrangente. Existem organizações independentes que certificam se os produtos são naturais e/ou orgânicos. E asseguram que as marcas que têm o seu selo utilizam apenas ingredientes produzidos nas condições corretas. Dão mais confiança ao consumidor e uma garantia de que o produto não inclui ingredientes sintetizados, nem provém de métodos de produção em massa que possam utilizar conservantes, pesticidas ou outros químicos tóxicos.

Porque devemos usar cosmética natural e orgânica?

Acreditamos que a verdadeira saúde vem das pequenas escolhas que se fazem no dia a dia. Desde a alimentação, ao estilo de vida, até aos produtos que decidimos usar na nossa casa, no nosso corpo e em toda a nossa família. Optamos cada vez mais por uma alimentação saudável, natural e orgânica, ao invés de processada e cheia de conservantes e corantes químicos. Também podemos fazer essa escolha nos produtos que usamos. Para além disso, há o impacto ambiental e sócio-económico. A cosmética natural é (maioritariamente) biodegradável. Dando um exemplo concreto: os esfoliantes convencionais são feitos com micro-partículas de plástico. Estas vão pelos esgotos, passam por todas as centrais de processamento de esgotos e acabam nos oceanos. Já existem casos reportados de peixes com micro-partículas de plástico no seu sistema digestivo. Os esfoliantes naturais são à base de açúcares, café, pós de ervas e frutos secos, etc. Logo, são biodegradáveis. Como este, existem inúmeros outros exemplos de ingredientes com um impacto gigante no nosso ecossistema.

Não somos de todo fundamentalistas. Sabemos que, pelos mais diversos motivos, pode não ser possível ter apenas cosmética natural e/ou orgânica, mas mesmo as mais pequenas escolhas podem ter um impacto.

Quais os principais conselhos para quem quer adoptar uma rotina mais natural e menos tóxica?

Começar pelos produtos mais tóxicos e que se usam mais regularmente: a pasta de dentes, o desodorizante, o champô e os batons. Escrevemos um post no nosso blog com alguns conselhos. Vamos ainda lançar uma série de posts e ações nas redes sociais com dicas para quem está interessado em experimentar produtos naturais e não sabe por onde começar!

natural significa a utilização de ingredientes provenientes da natureza, ao invés de sintetizados em laboratório. Significa também que estão excluídos os ingredientes tóxicos tipicamente utilizados na cosmética convencional.

As portuguesas estão cada vez mais sensibilizadas para este tipo de produtos?

Sim, claro que sim. À medida que as pessoas se vão apercebendo do impacto que as suas escolhas têm na sua saúde e bem-estar, vão adoptando um estilo de vida cada vez mais saudável. Isso verifica-se muito na alimentação e exercício físico, mas sentimos que a curiosidade também já está a chegar à cosmética.

Como escolhe as marcas que comercializa?

Primeiro, fazemos uma pesquisa para ter a certeza que os ingredientes, processos de confeção dos produtos, e o tipo de embalagens utilizadas (recicláveis) estão de acordo com o nosso conceito. Olhamos também ao design e à estética das embalagens. Acreditamos que, numa rotina de beleza, os produtos também se querem bonitos. Depois, testamos os produtos para confirmar a sua eficácia, durabilidade, condições de conservação e experiência de utilização. Quando consideramos um produto seguro e eficaz, conversamos com o fabricante, fazendo perguntas sobre processo, pureza e personalidade da marca.

testamos os produtos para confirmar a sua eficácia, durabilidade, condições de conservação e experiência de utilização. Quando consideramos um produto seguro e eficaz, conversamos com o fabricante, fazendo perguntas sobre processo, pureza e personalidade da marca.

Qual (ou quais) a sua marca preferida de cosmética ?

É difícil de dizer, até porque sou viciada em experimentar cosmética. Gosto, particularmente, da Antipodes, porque a minha pele se dá muito bem com as propriedades anti-bacterianas do mel de Manuka, um dos seu ingredientes principais. O meu champô e amaciador favoritos do momento são da marca Evolve Organic Beauty. Mas o champô seco da Captain Blankenship conquistou-me nos dias em que não lavo o cabelo. E estou completamente viciada num esfoliante de corpo da Sister & Company. Mas, para todas as outras marcas que estão na loja, tenho produtos favoritos ou algo que me atraiu e me fez decidir trazer essa marca para Portugal.


 

Esta entrevista sobre a The Green Beauty Concept faz parte da rubrica  Made in Portugal, que mostra quem são os fazedores que fazem mexer o mercado nacional. Inspirou-a a criar um negócio próprio?

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