Como transformou o TikTok o universo da beleza?
É um facto que as redes sociais mudaram para sempre o modo como consumimos produtos de beleza, mas existe uma plataforma que é a nova obsessão das beauty addicts e está a um toque de distância. Vamos falar de TikTok?
De cuidados de pele a tutoriais para encaracolar o cabelo com tudo menos um modelador, o TikTok é o novo motor de busca para quem se interessa por beleza.
E, mesmo que se sinta culpada pelas horas de scroll perdidas na aplicação enquanto devia estar a trabalhar ou a executar outras tarefas, pode descansá-la saber que não está (nem por sombras) sozinha.
No que respeita a reviews, conselhos sobre fórmulas ou truques para a aplicação de cosméticos, o TikTok é o local a explorar.
Apesar de existirem bastantes conteúdos de beleza no Youtube ou no Instagram, o ritmo a que os vídeos do TikTok se tornam virais é bastante mais rápido do que nas plataformas que surgiram anteriormente.
Lançada internacionalmente apenas em 2018, a rede social explodiu, tendo sido declarada pela Business of Apps a aplicação mais descarregada em 2020 e 2021, enquanto a Forbes a nomeou recentemente a aplicação mais descarregada mundialmente em 2022.
Regras à parte, o TikTok destrói barreiras físicas e sociais, bastando deslizar o dedo para assistir a vídeos com produtos que ainda não foram lançados no resto do mundo, e esse é apenas um dos motivos pelos quais é uma plataforma incomparável.
Além disso, TikTok é democrático – aqui, não é preciso ser-se alguém para nos tornarmos alguém. Existe uma quantidade infinita de comunidades de nicho em que dominam hashtags bastante específicos e é precisamente por isso que um vídeo pode tornar-se viral de um dia para o outro.
O fenómeno não é novo e sabemos que o ser humano procura validação e conselhos junto daqueles que considera iguais; gosta de observar o que os outros fazem e é comum admirar determinadas pessoas.
No entanto, se há umas décadas existia o culto das celebridades, o TikTok dá hoje palco a pessoas normais.
Admirável mundo novo
O que muita gente não diz (ou não quer admitir!) é que a plataforma é bastante viciante, com muitos dos seus utilizadores a usarem-na várias vezes ao dia.
Segundo um estudo publicado pela Bloomerg, os consumidores chegam a utilizar a aplicação até 13 vezes em apenas 24 horas, e não é difícil perceber porquê: os vídeos podem ser visualizados inúmeras vezes, têm músicas apelativas e são de curta duração, características mais do que apelativas.
No entanto, é a categoria de beleza que está a ganhar mais notoriedade e, com um algoritmo inteligente que vai
sugerindo vídeos adaptados ao utilizador, independentemente de seguirem determinada página, é difícil desligarmo-nos da rede social.
No que respeita aos utilizadores, a maioria são jovens e muitos deles ainda não chegaram aos 30 anos, o que pode ser considerado o momento perfeito para estabelecer rotinas de beleza para o resto da vida.
Desta forma, a aplicação também tem vindo a alterar o modo como se consomem e compram produtos de beleza.
Com o aumento de vendas a surgir cada vez mais pelo passa-palavra, o TikTok é a plataforma certa para ligar consumidores e marcas de forma autêntica.
Esta mudança significativa no modo como compramos foi comprovada por estudos da própria plataforma que referem que 52% dos utilizadores descobriram um novo produto de beleza através da rede social.
Conhecida por Beauty Tok, esta secção da plataforma destinada unicamente à beleza está a crescer tão rapidamente que os seus criadores e tendências estão a tornar-se cada vez mais populares.
Alguns influenciadores lançaram mesmo as suas próprias marcas, caso da Item Beauty, de Addison Rae, ou da linha de cuidados de pele Selfless by Hyram, de Hyram Yarbro.
O que esperar no futuro?
Apesar de não ser um sistema perfeito, o TikTok é uma plataforma de esperança para vários criadores, o que não acontece nas restantes redes sociais.
Principalmente, porque a variedade de influenciadores inscritos, o espectro de pessoas e estilos que vemos ou o tipo de vídeos apresentados destroem por completo a ideia de um padrão de beleza único.
Apesar de não ter sido criado com essa função, o TikTok acaba por mostrar uma beleza mais inclusiva, que chega a diferentes públicos e, com isso, existe a esperança de educar as gerações mais novas para a diversidade.
O TikTok permitiu a alguns influenciadores lançarem as suas próprias marcas
No fundo, a verdadeira beleza do Beauty Tok reside na proximidade e na experiência no facto de um review de um produto abrir uma porta para outras pessoas semelhantes.
Contudo, é preciso ter consciência de que a plataforma não pode ser um substituto de dermatologistas, maquilhadores ou hairstylists, mas sim um complemento.
À semelhança do que acontece nas passadeiras vermelhas, onde a beleza procura ser uma inspiração, o mesmo deve acontecer com esta plataforma.
Os vídeos de 15 segundos não são a regra, mas podem ser comparados aos conselhos de beleza dados pela mãe ou pela melhor amiga.
Tal como não existe um produto que funciona para todos, existem conceitos que se podem aplicar no geral, no entanto, não substituem uma visita a um dermatologista ou tricologista; dão apenas uma sensação de familiaridade.