Costuma dizer-se que o cabelo diz muito sobre a nossa personalidade. Mas, muitas vezes, não é verdade. Afinal, quantas horas já despendeu a tentar tornar o cabelo perfeito? E quantas dessas tentativas foram em vão ao fim de pouco tempo?
Provavelmente, demasiadas. Porém, existe uma explicação para acontecer: não está a fazer os gestos certos para o manter bonito e saudável.
A boa notícia é que andámos a ler o Guia para um Cabelo Perfeito (da editora Presença), escrito pela hairstylist Mafalda Perfeito – responsável pelos cabelos de Diana Chaves, Mariana Monteiro, Marisa Cruz e Sónia Araújo. Agora, mostramos-lhe as melhores dicas da autora.
Como ter um cabelo perfeito
Champô
“Para mim, a escolha do champô é essencial – e, talvez, a parte mais importante dos cuidados com o cabelo”, escreve Mafalda Perfeito. “Sou da opinião que lavar o cabelo com frequência não faz mal, desde que a escolha do champô seja a correta e o produto de qualidade”, completa.
- Para quem tem o couro cabeludo oleoso: Evite champôs hidratantes, de equilíbrio, fortalecimento e que diminuam o volume. Estes costumam adicionar muita humidade, tornando-o ainda mais oleoso. Prefira os purificantes – mas tenha atenção para não secar demasiado.
- Já para couro cabeludo seco: Evite champôs de volume, uma vez que podem tirar a humidade necessária à sua raiz, correndo o risco de secar ainda mais. Procure alternativas que promovam a humidade e a hidratação.
- E couro cabeludo normal: Champôs hidratantes são ótimos para aumentar a humidade, brilho e maciez. São bons para quem tem cabelos grossos, crespos e loiros. Champôs fortificantes são indicados para cabelos danificados ou quebradiços, dada a sua composição proteica. Champôs de equilíbrio são adequados para este tipo de couro cabeludo.
Condicionadores
A hairstylist sublinha que “os condicionadores ou amadicionadores são essenciais para um cabelo brilhante”. “Fecham a cutícula que foi aberta pelo champô e permitem que o cabelo retenha a água, além de refletir a luz, mantendo-se saudável”, adiciona.
Deve evitar o excesso de hidratação em cabelos finos, pois torna-os mais finos, perdem volume e pode provocar queda e irritação do couro cabeludo por excesso de produto na raiz.
Como escolher o condicionador certo:
- Podemos escolher entre condicionadores que se utilizam durante a lavagem e se retiram no final, ou os leave-in, que se aplicam após as lavagens e não se retiram do cabelo. Estes últimos são muito práticos, uma vez que facilitam bastante o processo de desembaraçar.
- A aplicação dos leave-in em cabelos finos deverá ser feita apenas se não colocar condicionador durante a lavagem. Em cabelos grossos e em alguns cabelos médios podem ser usados como hidratação extra e auxiliares a desembaraçar.
Escovas
Talvez nunca tenha parado para pensar nisto, mas “escolher o tipo de escova mais adequada ao seu tipo de cabelo é fundamental para garantir o melhor resultado quando se penteia”. Além disso, ajuda “a evitar o quebrar do cabelo”.
Dicas para escolher a melhor escova:
- As escovas com pelo de nylon podem ser utilizadas em qualquer tipo de cabelo, tanto para secar, como para modelar;
- As de pelos naturais são ideais para cabelos finos e quebradiços, por serem mais macios e não agredirem o cabelo durante a secagem, reduzindo a quebra ao serem escovados;
- As escovas com pelos de metal são excelentes para desembaraçar os fios, mas qualquer descuido pode ferir o couro cabeludo;
- As com pelos de plástico com bolinhas nas pontas servem para travar o cabelo ao escovar. São perfeitas para desembaraçar, principalmente o cabelo molhado. Têm maior utilidade em cabelos grossos.
Ganchos e elásticos
Como garantir que os acessórios não estragam um cabelo perfeito
- Os ganchos devem ter sempre proteção nas extremidades para não agredir o couro cabeludo;
- Os elásticos devem ser apropriados para o cabelo, não devendo estar demasiado apertados para não causar pressão na raiz;
- Para ajudar a fixar melhor o cabelo coloque laca nos ganchos.
Secadores
Qual escolher e como usar?
- Para garantir um penteado duradouro, deve optar por secadores que possuem boa regulação da temperatura, pois a utilização de ar frio no final ajuda a fechar a cutícula, evitando a desidratação do cabelo e, por outro lado, reforça a fixação do penteado;
- As altas temperaturas ajudam a modelar melhor os fios, seja para dar efeito liso ou ondulado;
- Os cabelos mais finos devem ser secos com temperaturas médias;
- O bico do secador deverá manter-se diretamente no cabelo, mas respeitar sempre uma distância de 10cm.
Pranchas e ferros modeladores
“Mantenha sempre os seus modeladores limpos, sem resíduos de produtos de proteção ou styling. Devem ser limpos quando estão frios (e desligados), com algodão embebido em água”, destaca Mafalda Perfeito.
Receitas caseiras para quem abusa dos modeladores
- Abacate com mel. Bata meio abacate com duas colheres de sopa de mel na trituradora. Passe a mistura nos fios húmidos e deixe atuar durante 20 minutos, usando uma touca térmica ou uma toalha. No final, lave os cabelos normalmente.
- Banana com aveia. Amasse a banana e misture com uma colher de sopa de aveia até criar uma pasta. Aplique a máscara em cabelos molhados e deixe atuar durante 20 minutos. No final, lave a cabeça normalmente.