Já passou sensivelmente um ano desde que a Miu Miu lançou a minissaia que se destacou dos restantes modelos pelo seu comprimento diminuto e pouco tecido, chocando alguns e agradando a outros.
Desde então, novas versões de diferentes marcas têm surgido em várias celebridades e influencers.
Porém, uma coisa é certa, a microssaia provou que o conceito de que a peça só se destina a alguns tipos de corpo está totalmente ultrapassado e que qualquer pessoa pode usá-la.
As pernas tornaram-se, assim, um símbolo da liberdade feminina e basta olhar para os últimos cem anos para confirmar a mudança de ideias culturais e sociais.
Jogo de pernas
Se, na época vitoriana, mostrar um pouco de pele era considerado um atentado ao pudor, a viragem do século deitou por terra este preconceito e, a cada década que passava, tanto as tendências como as proporções ideais das saias foram-se alterando.
Na década de 1930, a tendência flapper revelava apenas a perna até ao joelho, e os anos 50 revolucionaram este ideal graças a Marylin Monroe, cujas pernas voluptuosas eram aliadas do corpo em forma de ampulheta.
Uma década depois, surgia Twiggy, com umas pernas aparentemente intermináveis e magras; já a loucura do fitness, característica do final dos anos 70 e início dos anos 80, trouxe para as luzes da ribalta a perna aeróbica e atlética.
Esfoliação e hidratação são dois passos essenciais para umas pernas cuidadas
Mais recentemente, modelos como Gisele Bündchen Karlie Kloss mostraram uma nova estética, com pernas compridas e músculos alongados.
Mas foi o século XXI que trouxe inclusão, diversidade e amor-próprio, sobretudo por esta zona do corpo.
Agora, o que importa é ter confiança para usar uma saia ou uns calções e, claro, adotar cuidados de hidratação e bem-estar.
Problemas comuns
Costuma-se dizer “longe da vista, longe do coração” e não podia existir provérbio que se adequasse melhor à relação que temos com as nossas pernas, uma vez que tendemos a esquecê-las completamente durante o inverno.
Tapadas durante meses, é bastante provável que apresentem pele seca, desidratada, baça e pouco uniforme, com alguns altos, manchas cutâneas e até uma palidez maior do que noutras zonas do corpo.
Além disto, há quem ainda sinta esta área pouco firme, com algum inchaço perto dos joelhos, tornozelos e coxas.
Tudo isto é normal, principalmente para quem se senta à frente de um ecrã ao longo do dia e não pratica exercício físico, mas existem soluções para contrariar o problema.
O inchaço pode ser aliviado com técnicas tradicionais, como deitar-se de barriga para cima com as pernas contra a parede, porém, as massagens de drenagem linfática são mais rápidas e eficazes.
Já o calor, responsável por dilatar e expandir os vasos sanguíneos, pode ser contrariado com exercícios simples que ajudem o sangue a circular – subir e descer escadas ou pequenas caminhadas são dois exemplos.
Para tonificar a pele desta zona, existem cremes que ajudam, mas convém não esquecer que não há milagres!
O melhor é aproveitar a mudança da estação para se inscrever num ginásio, começar as aulas de dança que anda a adiar ou apostar num personal trainer.
Rotinas de bem-estar
Depois de meses escondidas debaixo de calças e collants, as pernas precisam de algum carinho para recuperarem a sua suavidade e luminosidade. Estes são os passos essenciais:
1. Esfoliação
Comece pela esfoliação, ideal para remover células mortas, estimular a microcirculação, prevenir pelos encravados
e combater o aspeto baço da pele.
Este processo, que garante um toque suave, pode ser feito apenas com as mãos ou com a ajuda de uma escova ou luva.
2. Hidratação
A hidratação deve ser feita diariamente com fórmulas nutritivas que penetrem profundamente na pele e a mantenham protegida.
Quanto às texturas, as loções são uma excelente opção para utilizar quando procura uma absorção rápida, enquanto as fórmulas mais espessas podem ser aplicadas com uma massagem quando tem mais tempo.
Atualmente, pode ainda escolher cosméticos com ações específicas, que complementem a hidratação com um efeito de firmeza, lifting ou antienvelhecimento, ideais para responder a necessidades individuais.
3. Depilação
No que respeita à depilação, pode optar por diversas técnicas, porém, as que utilizam luz pulsada ou laser apresentam resultados mais duradouros.
4. Bronze
Se ainda não atingiu o desejado tom dourado, utilize um autobronzeador de forma gradual até obter a cor pretendida.
Para quem não gosta deste tipo de cosmético, os óleos iluminadores podem ser uma excelente escolha, pois, além de proporcionarem luminosidade instantânea, costumam ter uma textura seca e de rápida absorção.
Ajuda extra
Além dos cuidados de pele e de uma rotina de beleza consistente, existem alguns tratamentos que pode fazer para melhorar o aspeto e saúde das suas pernas.
Para gordura localizada
Scizer é uma tecnologia recente utilizada para definir o contorno do corpo e combater a gordura localizada.
Desenvolvida para eliminar os adipócitos na camada de gordura subcutânea, apresenta resultados visíveis desde a primeira sessão e não exige tempo de recuperação.
Onde: Villaskin Clinic, em Lisboa.
Contacto: 924 041 059
Valor: Desde 300€.
Para varizes
Além de pouco estéticos, os derrames e varizes podem originar problemas graves no organismo.
Para tratá-los, existem várias soluções como a escleroterapia, também conhecida como secagem das varizes; e a radiofrequência, que é menos invasiva; ou, em último caso, a remoção da veia.
Onde: Allure Clinic, no Porto.
Contacto: 227 664 982
Valor: Sob consulta.
Para firmeza
Ideal para esculpir e dar firmeza, o laser TightSculpting®, da Fotona, é um tratamento não invasivo que garante resultados no curto prazo.
Capaz de melhorar a flacidez através de um aquecimento intenso e controlado, estimula a produção de colagénio melhorando a elasticidade nas áreas tratadas.
Onde: Avenue Clinic, em Lisboa.
Contacto: 919 992 774
Valor: Desde 400€.
Para estrias
Conhecidas pelo seu aspeto encarnado ou branco, as estrias continuam a ser uma das grandes preocupações das mulheres.
Para as reduzir ou eliminar, existem tratamentos capazes de renovar e uniformizar a pele, enquanto melhoraram a produção de colagénio e a hidratação.
Além disso, eliminam as células mortas e promovem o crescimento de novas.
Onde: Ousia Clinic, em Lisboa.
Contacto: 210 496 860
Valor: Sob consulta.