No que diz respeito a cosmética, procuramos constantemente o santo graal dos ingredientes que correspondam exatamente ao que a nossa pele necessita. Hoje, damos-lhe a conhecer um ingrediente com variadíssimos benefícios e indicado para todos os tipos de pele.
A vitamina C não só tem um efeito positivo nas linhas finas do rosto e rugas, como pode ser um forte aliado na proteção solar. Para este efeito, falámos com a dermatologista britânica Anjali Mahato, autora do livro Bíblia dos Cuidados da Pele, que nos ajudou a perceber qual a melhor forma de incluir esta vitamina na nossa rotina de cuidado de pele.
Os maiores benefícios da vitamina C
“A vitamina C ou o ácido ascórbico, no seu estado puro, é uma parte eficaz na rotina de beleza”, refere a especialista à Saber Viver. “É um agente clareador eficaz da pele, antioxidante (que também ajuda contra a poluição) e anti-inflamatório. A maioria dos tipos de pele pode beneficiar do seu uso, especialmente durante o dia, quando colocada antes do protetor solar.”
Segundo as recomendações da especialista, este ingrediente deve ser procurado no máximo em concentrações de 20%, pois acima disso pode provocar irritação.
No mercado, existem diferentes variações desta vitamina, ainda que nem todas sejam eficazes. Por isso mesmo, deve procurar pelas formas quimicamente mais estáveis. São elas:
• Ascorbilo fosfato de mágnesio;
• 6-palmitato de L-ascorbilo;
• Isostearil 2-0-L-ascorbilo fosfato dissódico;
• Sulfato-ácido ascórbico;
• Ascorbil tetraisopalmitato.
Além disto, a vitamina C funciona como um antioxidante. “A luz do sol, a poluição e os processos metabólicos internos da pele podem todos conduzir à produção de radicais livres”, explica Anjali Mahato. “Estas moléculas prejudiciais podem danificar o colagénio e a elastina que dão à nossa pele o seu suporte estrutural”.
A pequena fonte da juventude
Quando o colagénio e a elastina estão de alguma forma lesados, o resultado será o aparecimento de linhas finas, rugas, pigmentação e perda de elasticidade na pele. “Os antioxidantes, como a vitamina C, têm a capacidade de neutralizar os radicais livres e retardar os danos causados às nossas células.”
Além disto, esta vitamina pode ainda ajudar o sistema imunitário e ajudar-nos a criar defesas.
“A vitamina C é envolvida na atividade das células brancas e na produção de anticorpos (…) É uma parte integral na produção de colagénio. O colagénio forma a base do nosso tecido conjuntivo, que liga e ajuda a proteger os nossos ossos, músculos e todos os nossos orgãos internos”, refere o livro Vitamins, de Tasha Jennings.
Como devemos esta vitamina?
Há diferentes formas de tomar vitamina C, embora nem todas garantam um sucesso imediato para a pele. Quando proveniente de fontes alimentares, esta vitamina é importante para que as nossas células da pele produzam colagénio. Porém, Anjali Mahto refere que “a utilização tópica tem múltiplos benefícios que devem ser considerados”.
Esta utilização refere-se à aplicação direta na pele, por norma através de cosméticos. A dermatologista garante que esta forma ajuda a clarear a pele e age como um anti-inflamatório.
Quanto aos suplementos orais, só devem ser ingeridos quando necessários. “A vitamina C é solúvel em água e qualquer excesso que é ingerido é excluído pelo organismo. Tomar mais não significa um efeito clínico melhor – o corpo simplesmente livra-se daquilo de que não precisa.”
Normalmente, as pessoas com deficiência desta vitamina têm sintomas como:
• Pouca resistência a infeções;
• Recuperação e cicatrização de feridas mais lentas;
• Fertilidade reduzida;
• Escorbuto, em casos mais graves.
Onde encontrar vitamina C
Já experimentou alguma vez este ingrediente?