É perfeitamente normal que, a dada altura da carreira, se sinta desmotivada. Porém, deve ficar alerta para evitar que esse estado de espírito se enraíze, pois afeta mais do que a produtividade no trabalho. Pode impedi-la de aproveitar as oportunidades que vão aparecendo e refletir-se nas suas relações.
Assim, para alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais, deve mentalizar-se que tudo depende de si e que é capaz de fazer qualquer coisa. Isso requer apenas dedicação e perseverança.
Caso esteja a atravessar uma fase negativa, provavelmente parecer-lhe-á um pedido inultrapassável. Mas não é.
Quanto mais cedo se automotivar e mudar a forma como encara o trabalho e a sua profissão, mais rápido melhora o seu bem-estar.
Reunimos, aqui, as estratégias e as ferramentas de que precisa para vencer a desmotivação, evoluir e ser feliz.
Precisa de motivação? Siga estes passos
Seja mais positiva
Algumas pessoas têm dificuldade em pensar de forma positiva, o que faz com que se sintam permanentemente inseguras e insatisfeitas consigo mesmas.
Esse negativismo afeta as interações com outros indivíduos, mas também os relacionamentos amorosos, os laços familiares e as relações profissionais.
Importa, assim, ter consciência do seu valor enquanto ser humano dotado de personalidade e capacidades intelectuais, psicológicas e sociais.
Acredite nas suas capacidades
Valorize-se mais, porque a desconsideração das próprias competências é contraproducente e pode desencadear ansiedade e tristeza, levando a uma queda da motivação.
Liberte-se de ideias autodestrutivas e isoladoras, e procure, antes, aumentar a sua autoconfiança. Como? Nivelando o autoelogio e a autocrítica.
Comece por testar as suas capacidades através de novos desafios, aceite e aprenda com os erros, dedique tempo a si própria.
Ultrapasse os desafios
Quando a nossa autoestima está num nível saudável é mais fácil automotivar-nos. Basta querer fazer algo, concentrarmo-nos e o projeto acaba por se materializar.
No entanto, isso também implica um elevado grau de autoconhecimento, respeitar os próprios limites e adequar a intensidade de trabalho.
Estabeleça prioridades e objetivos realistas, que seja capaz de realizar com êxito. Porque a motivação aumenta quando atingimos as metas que determinamos para nós mesmas.