Descontrolo hormonal. Duas palavras que as mulheres abominam, mas que, infelizmente, têm de viver com elas. Stresse, fadiga, ansiedade, insónias, subnutrição, poluição, gravidez e menopausa são algumas das causas que desequilibram o sistema hormonal. Este, que é bastante sensível, faz com que haja efeitos negativos no organismo: perda peso corporal, problemas de pele, excesso de pelos, endometriose (presença de tecido endometrial fora do útero, que também sangra durante a menstruação, formando nódulos e quistos), alteração de estado de humor e hipertensão e diabetes gestacionais.
Uma alimentação adequada pode atenuar os sintomas e ajudar a equilibrar as hormonas, para que estas vivam e perfeita harmonia com o organismo. Assim, deve apostar em certos alimentos, como os que mostramos a seguir.
Alimentos que ajudam a equilibrar o sistema hormonal
Batata-doce
As suas refeições diárias devem conter entre 50 a 70 gramas de carboidratos. Daí dever incluir a batata-doce. Este é um alimento que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e evita picos de insulina, fazendo com que a função ovariana trabalhe com estabilidade.
Couve-flor
Pode ser este legume ou a couve de Bruxelas, por exemplo. Estes são vegetais que ajudam o fígado a metabolizar o estrogénio, a hormona sexual que provoca a ovulação e controla o ciclo menstrual.
Salmão
Alimentos com ómega-3, como o salmão, ajudam a reduzir a pressão arterial e manter os níveis de triglicerídeos. Além disso, o salmão tem propriedades anti-inflamatórias.
Abacate
Este pseudofruto contém vitaminas E, K e C, que equilibram o estrógeneo. Uma dose diária de abacate é o indicado.
Amêndoas
É um fruto seco indicado para ter na secretária e ir picando durante o dia. Ajuda a controlar o açúcar no sangue, reduzem a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Costuma ter o sistema hormonal desequilibrado?