O último ano foi, sem dúvida, desafiante para todos pelas razões mais óbvias. Não foi por acaso que o consumo de ansiolíticos e de antidepressivos cresceu devido ao desconhecimento da pandemia, às horas extra do teletrabalho, ao facto de não podermos sair de casa, entre muitas outras razões.
Em Portugal não foi diferente. No primeiro trimestre de 2020, as vendas dispararam e somos agora o quinto país da OCDE que mais consome este tipo de medicação. As estratégias de ioga e meditação começaram a ser vistas como um escape para toda esta ansiedade e houve até quem as começasse a procurar para fugir da rotina e do stresse.
Porém, há ainda quem não tenha tempo ou disponibilidade para recorrer a estas solução. Mas sabia que há pequenos passos que pode dar no dia a dia que podem ter um impacto real na sua ansiedade?
As opções que lhe apresentamos em baixo são simples, qualquer pessoa as consegue fazer e garantem melhorar o seu bem-estar geral.
Porque não começar já hoje? Conheça-as.
8 atividades mindfulness para experimentar
1. De manhã, coloque intenção no seu dia
O site Mindful ajuda-a a começar o dia de forma positiva, basta colocar intenção no que quer fazer, como quer que corra, quais os objetivos que pretende e como quer que o dia acabe. Parece moroso, mas não é. Quando acordar, e antes de sequer mexer no telemóvel, sente-se confortavelmente na cama, respire profundamente três vezes e questione-se “qual é a minha intenção para hoje?”. Perceba como quer que o seu dia corra e, no seu decorrer, revisite essa mesma pergunta.
Este é um exercício positivo para o dia a dia que a ajudará a responder de forma mais calma a certas situações.
2. Experimente o Earthing
É um estrangeirismo que pode parecer estranho, mas que parece ter alguns benefícios para a saúde. O Earthing é uma atividade que a coloca em contacto com a Natureza de forma muito simples: basta caminhar durante algum tempo na relva, num espaço com árvores, flores e que seja calmo.
Acontece que já existem alguns estudos que dizem que esta prática ajuda a diminuir o stresse, melhora o fluxo sanguíneo e ajuda também a dormir melhor.
3. Faça o jogo do som
Este é um jogo simples para fazer com os miúdos que ajuda a focarem-se em tudo o que se passa à sua volta, um exercício muito típico na meditação. Peça-lhes que coloquem “os ouvidos atentos”, como se fossem uns auscultadores imaginários e pergunte-lhes quais são os 10 sons que mais ouvem naquele espaço – sejam barulhos interiores ou exteriores.
Esta é uma boa forma de trabalhar a concentração e de desviarem a atenção das coisas menos importantes.
4. Escreva, escreva, escreva
Chama-se journaling e pode ser uma ótima atividade para fazer logo de manhã. Basta ter um caderno e uma caneta e começar a escrever o que quiser – desde os planos para a semana, o que sente naquele momento, as suas ambições futuras, o que espera dos próximos dias, entre outros assuntos.
É um exercício de consciência que a ajuda a perceber como se tem sentido e que pode trazer calma e tranquilidade ao dia a dia.
5. Faça exercícios de respiração
Esta é também uma atividade que pode fazer com os miúdos. Escolham um sítio calmo, sem ruídos visuais ou sonoros e experimentem respirar com calma e profundamente.
Há aplicações que ajudam esta prática, caso tenha dificuldades. Experimente a Cardio Breath ou a Top Yoga Pranayama Techniques.
6. Faça um puzzle
Não só pode ser divertido, como exige alguma concentração. Fazer um puzzle pode ser uma boa forma de juntar a família (sejam miúdos ou adolescentes), uma vez que é uma tarefa que exige o esforço de todos. Não só consegue trabalhar o foco e distrair-se das frustrações do dia a dia, como esta é uma tarefa recompensadora.
7. Caminhe e medite
Pode parecer uma sugestão simplista, mas é talvez a mais importante para reduzir e libertar-se da ansiedade diária. Existem inúmeras aplicações que pode ir escutando enquanto dá uma caminhada, ou coloque simplesmente a sua playlist favorita.
Importante: reduzir a ansiedade e stresse prossupõe ir respirando calmamente e profundamente e ir distraindo o pensamento das preocupações do dia a dia. O exercício físico, claro, também é sempre uma opção válida.
8. Comer e saborear
Já ouviu falar de mindfull eating? Significa comer com calma e saborear cada alimento que estamos a comer. Parece algo que fazemos diariamente, mas, na verdade, quantas vezes não tentamos saltar este passo ou apressá-lo para continuar as tarefas diárias?
Já existem estudos que dizem que comer lentamente e desfrutar da refeição pode trazer variadíssimos benefícios para o sistema digestivo e até para perder peso.
Na verdade, é mais do que comer devagar. Enquanto o faz, afaste os pensamentos carregados de tensão e tente concentrar-se em atividades prazerosas que pretende fazer futuramente. É um tempo que deve ser seu.