Sabia que aos 10 meses o seu bebé já sabe tomar decisões?
E se lhe dissermos que um bebé com esta idade já compreende as decisões como se fosse um especialista em economia? Afinal, a relação entre bebés e matemática começa desde muito cedo.
Os bebés de dez meses conseguem perceber o que é a tomada de decisão. Esta é a grande conclusão de um estudo que juntou a universidade de Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Os investigadores descobriram que naquela idade os mais pequenos já compreendem a intenção de chegar a determinado objetivo. O mais interessante é que olham simplesmente para o esforço que os outros fazem para o alcançar.
Como se chegou a esta conclusão?
Os investigadores colocaram crianças de 10 meses a ver desenhos animados. Aqui, a personagem principal – uma bola vermelha com olhos e sorriso – tinha como objetivo chegar perto de outra personagem, desta feita azul.
No primeiro caso, a bola vermelha ultrapassa um muro baixo para chegar à azul. Porém, depois recusa-se a saltar um muro médio-alto. No segundo caso, a bola salta um muro médio-alto para atingir outro objetivo, mas não tem coragem para ultrapassar o mais alto.
No terceiro, a bola poderia escolher, sem qualquer obstáculo, um dos dois objetos. Em termos de lógica, a bola escolheria o segundo objeto porque saltou um muro mais alto para o alcançar. Na verdade, os bebés chegaram à mesma conclusão.
Os investigadores perceberam isso porque, quando a bola escolhia o primeiro objeto, os bebés ficavam surpreendidos.
Bebés e matemática: a caminho da inteligência artificial
“A nossa investigação demonstra que a matemática que está no centro da análise que os economistas fazem das escolhas racionais é algo intuitivo para os mais pequenos, mesmo que não falem, contem e ainda não compreendam muitas palavras”, explica Josh Tebnenbaum, professor de Ciência Cognitiva no MIT e um dos autores da investigação que uniu duas das principais instituições de ensino norte-americanas.
Os resultados obtidos serão, como afirma o docente do MIT, “importantes para o desenvolvimento da inteligência artificial. Embora estejamos muito longe de construir uma inteligência artificial que tenha o bom senso de um bebé de 10 meses, se pudermos entender os processos intuitivos que as crianças parecem ter, esta pode ser a base para desenvolver uma máquina com uma inteligência mais semelhante à dos humanos”.
Só o futuro dirá se será possível. Enquanto isso, as investigações na área da inteligência artificial continuam na ordem do dia.
Sabia desta relação entre bebés e matemática? Saiba ainda como educar os seus filhos através do mindfulness.