O magnésio é indispensável para o corpo humano, mas o nosso organismo não o produz. Poderemos assim ter de o ingerir através da alimentação.
As reservas de magnésio são armazenadas sobretudo nos ossos, nos músculos e, uma parte residual, no sangue. O défice deste mineral poderá ser prejudicial para a nossa saúde, contribuindo para o cansaço e fadiga.
A função muscular é uma das mais afetadas pela carência de magnésio, pois este mineral é essencial para o normal funcionamento muscular. E agora que o bom tempo se aproxima, as pessoas têm mais vontade de se mexer, logo é fundamental que a musculatura esteja a 100%.
Os sinais da carência
- Cãibras na parte posterior da perna, nas coxas e nas plantas dos pés;
- Tensão muscular;
- Vibração das pálpebras;
- Espasmos musculares;
- Dormência nos dedos e pés.
Estes são alguns dos sintomas a ter em atenção, pois podem ser indicadores da carência de magnésio.
Associados aos músculos, estão também os nervos, já que os movimentos musculares são controlados por impulsos das fibras nervosas motoras, tendo, por isso, o magnésio um papel importante também ao nível do sistema nervoso.
A carência deste mineral provoca ainda distúrbios circulatórios, entre os quais perturbações do sistema nervoso central, tremores, inquietação, nervosismo, cefaleia tensional, problemas de sono, bem como uma maior suscetibilidade ao stresse e fadiga.
Fonte: adaptado dos National Institute of Health (Agência de Pesquisa Biomédica e Saúde Pública dos Estados Unidos da América)
A suplementação
Nem sempre é fácil conseguir obter o valor de referência do nutriente (VRN) estabelecido para o magnésio (375 mg para adultos, de acordo com o Regulamento UE N.o 1169/2011), apenas através da alimentação. Além disso, determinadas situações implicam um aumento das necessidades diárias de magnésio.
A gama Biolectra Magnesium ajuda a repor os níveis de magnésio, reduz o cansaço e a fadiga e contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso e da função muscular, numa toma única diária.
Biolectra Magnesium está disponível em comprimidos efervescentes, cápsulas e microgrânulos orodispersíveis, à venda em farmácias e parafarmácias.