O stresse está a dominar a sua vida? Saiba como ultrapassá-lo
Tem-se sentido mais ansiosa e stressada? Sente-se cansada e já não consegue dormir bem? O stresse passou a dominar as nossas vidas, mas é possível ultrapassá-lo. Saiba como.
Sofrer de stresse é algo tão comum nos nossos dias que parece normal. E pode sê-lo, mas apenas em determinadas ocasiões e até um certo ponto.
O stresse é uma resposta natural fisiológica, mental e física do organismo perante situações em que existe uma sensação de perigo ou ameaça e que nos ajuda a reagir. Mas o verdadeiro perigo está no facto de não se conseguir lidar com aquilo que nos provoca os episódios de stresse e que pode acabar por torná-lo crónico e muito preocupante.
O organismo não aguenta um estado de vigília constante, daí ser importante dar ouvidos ao stresse. Este gera ansiedade, uma emoção que se caracteriza por sentimentos de tensão, receios e preocupação, normalmente acompanhados por alterações e mudanças físicas, como o aumento da pressão arterial, afetando o bem-estar geral, isto é, físico e emocional.
Sinais de alerta
O stresse tem vários sintomas que se manifestam a nível emocional e mental.
Físicos: distúrbios ligeiros do sono, fadiga, suores atípicos, nó na garganta, nó no estômago, contraturas musculares, palpitações.
Emocionais: hipersensibilidade, ataques de choro, irritabilidade, excitação, ansiedade, frustrações.
Mentais: dificuldades de concentração, erros e esquecimentos frequentes, dificuldade em tomar a iniciativa.
O stresse é uma das principais causas dos distúrbios ligeiros do sono
Da causa ao combate
A correria do dia a dia, o trabalho, a família, a escola, os problemas financeiros são apenas algumas das causas do stresse. Para o combater, o primeiro passo é perceber qual a sua origem e depois perceber que estratégias podem ajudar a combatê-lo.
Comece por falar do que sente com família e amigos, olhe para o seu estilo de vida e reorganize-se, arranje tempo para si e para não fazer nada, pratique exercício físico, tenha uma alimentação equilibrada, pratique meditação ou mindfulness. Pode ainda ser necessário procurar ajuda médica, fazer psicoterapia.
Outro aspeto muito importante é dormir bem, no entanto, sabe-se que o stresse é uma das principais causas dos distúrbios ligeiros do sono.
Se está com dificuldades em dormir e em gerir a sua ansiedade, a solução pode passar por Sedatif PC®, que reduz o stresse ao longo dia para noites de sono mais tranquilas. É um medicamento homeopático tradicionalmente usado em estados de ansiedade ligeiros e distúrbios ligeiros do sono.
Está disponível em farmácias e parafarmácias sem receita médica e tem a grande vantagem de não causar sonolência diurna ou habituação.