* Na rubrica #PowerWorkGirls reunimos histórias de mulheres empreendedoras que todos os dias nos inspiram a perseguir os nossos sonhos. Mulheres que arriscaram sem medos, que trocaram o futuro por presente e o sonho por realidade, e iniciaram assim um árduo caminho em busca da felicidade, realização e reconhecimento.
Carolina de Brito Palma participou e venceu recentemente o reality show Os Traidores, e a sua paixão pelo exercício físico e bem-estar fizeram-se notar. Depois de ultrapassar vários desafios pessoais, e de descobrir os benefícios associados ao estilo de vida saudável, decidiu partilhar as suas dicas no mundo digital. E ainda bem que o fez.
O gosto pelo desporto começou em criança e, em 2013, surgiu o interesse pelos treinos de força. À medida que ultrapassava as suas inseguranças, a agora personal trainer e online coach foi aprendendo cada vez mais sobre nutrição e exercício físico. Daí desenvolveu um projeto que tem como objetivo incentivar todas as mulheres a priorizarem a sua saúde e autoestima, através da alimentação, treinos e bem-estar geral.
O site Carol de Brito Palma já conta então com Ebooks de receitas e nutrição, de treinos em casa e no ginásio e acompanhamento online. Mas os planos não ficam por aqui.
A Saber Viver entrevistou Carolina de Brito Palma, que nos explicou como surgiu o seu projeto, partilhou as suas dicas de bem-estar e planos para o futuro. Ora veja.
Entrevista a Carolina de Brito Palma
Participou e ganhou recentemente o programa Os Traidores. Como foi essa experiência e porque decidiu participar na mesma?
Eu confesso que ia um bocadinho relutante para a ideia de um reality show. No entanto, mostraram-me o projeto, explicaram-me que realmente seria uma coisa completamente diferente (e foi). Como é um jogo com estratégia, um jogo que também é muito humano e onde acima de tudo eu ia ter imensos desafios físicos e intelectuais, que é uma coisa com a qual eu me identifico muito, principalmente pela parte física, eu achei que seria super giro. Como é uma coisa que nunca tinha sido feita, pelo menos aqui em Portugal, eu adorei o facto de poder ser uma das pessoas que iria iniciar este projeto.
Tem algum plano de participar noutro reality show?
Sinceramente teria de ser um reality show com estas características, porque se calhar se fosse com as características convencionais não me identificaria tanto. Não diria um Os Traidores 2, não faria sentido, já sabiam as minha manhas todas, mas se fosse do género acho que podia ser interessante.
Tem uma paixão pelo estilo de vida saudável. Quando é que a mesma surgiu?
Na verdade, eu sempre pratiquei exercício físico e quando era mais nova fiz natação, ballet, dança moderna, karaté, então tive a oportunidade de experimentar imensos desportos. Na verdade, quando entrei na fase da adolescência, foi uma altura em que tive alguns distúrbios alimentares, e o desporto foi sempre um escape para mim e foi uma forma de me reconectar comigo e de reconhecer as minhas capacidades e acima de tudo ter um momento prazeroso. Então acho que foi a partir daí que começou a ficar cada vez mais presente na minha vida.
Tem um projeto nas redes sociais e também online com receitas, dicas e exercícios para ajudar as mulheres a atingirem os seus objetivos. Como foi começar o mesmo?
Na verdade eu já trabalho com redes sociais há anos, mas com a pandemia foi assim o boom das mesmas e acima de tudo da exposição para outras pessoas. Se já conseguíamos chegar, pelo menos eu já conseguia chegar a pessoas por todo o mundo, com a pandemia foi ainda mais fácil chegar a pessoas que estão à procura do meu tipo de serviços. Então comecei a fazer cada vez mais conteúdos com dicas de alimentação saudável mais direcionada para o vegetarianismo, porque eu sou vegetariana, e de dicas também de treino porque muitas vezes as pessoas não sabem como começar e ainda há alguns constrangimentos. Comecei também a criar mais vídeos neste momento de reels de Instagram, depois mais tarde criei o meu site onde tenho Ebooks de treino, nutrição e receitas à venda. Então tudo isso acabou por dar um boom na altura da pandemia mas hoje em dia é a minha fonte de trabalho, que é só trabalho online.
Como é ver as pessoas a seguirem as suas dicas, a transformarem os seus corpos e a darem valor ao seu trabalho?
Eu confesso que fico genuinamente feliz por ver a mudança na vida das pessoas, não só a parte física (eu acho que esta é sempre um acréscimo, é o resultado), mas acima de tudo a confiança das mulheres que eu acompanho ou que compram os meus Ebooks. Foi isso que me trouxe até aqui, eu quis conseguir transportar para os outros a felicidade que eu sinto no exercício físico e cada vez que recebo um feedback ou que eu sei que fui importante para alguém, sinto uma profunda felicidade.
Qual diria que é a maior dificuldade numa mudança de estilo de vida?
Vai muito além de mudar a alimentação, de mudar o treino. Eu acho que temos de desconstruir a ideia daquilo que é uma dieta, daquilo que é o treino, porque é meio considerado como uma prisão, e não é. Qualquer mudança deve ser feita de forma subtil, nunca deve ser repentina e acima de tudo deve ser uma mudança que se enquadra ao estilo de vida da pessoa. Eu muitas vezes estou a acompanhar pessoas que querem treinar seis vezes por semana, mas não têm mesmo possibilidade de o fazer, então acima de tudo é compreender o que é que é realista e mudar esse mindset de que tem de ser tudo do dia para a noite, porque não é assim com ninguém e nunca se vai ter resultados dessa forma.
Que conselhos tem para as nossas leitoras? Em termos de fitness, autoestima, confiança, etc.?
Ponto número um, comprem os meus Ebooks, isso é fundamental. Ponto número dois, acho que é mesmo muito importante compreenderem qual é que é a verdadeira motivação. Porque às vezes a motivação é um bocado externa e isso nunca nos vai levar a lado nenhum. Nós temos de fazer por nós e se querem mudar o estilo de vida mudem por vocês, pela saúde, não só pela parte estética. Porque quando é pela estética a motivação não é muito forte e quando se chega ao objetivo, muitas vezes da pior forma, a pessoa para treinar e o que acontece? Volta à estaca zero.
Onde é que vai buscar motivação e inspiração no seu dia-a-dia?
Eu confesso que sou uma pessoa cheia de energia. Eu sou muito sonhadora e sinto que realmente sou muito ambiciosa. Então, todas as minhas ambições e o facto de eu já estar a viver daqui a 10, 20 anos, ajudam bastante a manter-me focada, não só na parte dos treinos como a alimentação, mas sim neste estilo de vida. Eu acho que isso é o mais importante. Vem tudo do facto de eu saber que quero cuidar de mim e quero fazer o melhor por mim e pelo meu corpo, visto que é a casa que estou a transportar o resto da vida, convém que pelo menos seja saudável.
Ver esta publicação no Instagram
Como lida com os dias em que se sente mais em baixo? Ou seja, o que a ajuda a se levantar da cama, começar o dia e enfrentar tudo com positividade?
Eu sinto que nós temos que respeitar os bons momentos e os maus momentos. Não vamos estar sempre no alto da onda, é impossível. Hoje em dia já tenho também alguma maturidade para conseguir compreender que não tenho de estar sempre bem e não tenho de fingir que estou bem quando não estou. Simplesmente não posso deixar-me cair na frustração ou na tristeza. Então nesses dias eu respeito muito aquilo que estou a sentir: se não me apetecer ir treinar, não vou treinar; se me apetecer comer um doce, vou comer porque está tudo bem, não tem problema nenhum. O problema é quando realmente nós exageramos nas coisas. Manter o equilíbrio e acima de tudo respeitar o descanso acho que é o mais importante.
Tanto a nível pessoal, como profissional, quais as suas perspetivas para o futuro?
Eu neste momento quero muito fazer a minha marca crescer. Eu acredito mesmo a 100% no meu projeto daí também estar constantemente a promovê-lo e a mostrar e puxar outras mulheres também para ele. Digo mais mulheres porque é mais o meu público, é um facto. É o meu grande objetivo e quero conseguir fazer crescer também o meu site e chegar a mais pessoas e eventualmente no futuro, quem sabe, ter também produtos físicos à venda no mesmo. A nível pessoal, quero conseguir juntar o máximo de dinheiro possível neste momento, mas não tenho grandes ambições ainda para casar nem para ter filhos, não é uma ambição para agora.
O que é para si saber viver?
Saber viver para mim é saber estar no momento a disfrutar, tendo plena consciência de que provavelmente não iremos viver aquele momento outra vez, ou não na mesma intensidade. E disfrutar; disfrutar de quem gostamos, com as pessoas que nos fazem bem e fazer as coisas porque queremos, porque nos dão felicidade. Obviamente que temos de viver momentos que não adoramos, temos algumas obrigações na vida, mas devemos disfrutar porque nunca sabemos até quando estamos cá.