Eu confesso que adoro fazer este exercício, e desafio os meus clientes a fazer o mesmo.
Prosperidade no âmbito pessoal e profissional. Vamos focar-nos no panorama profissional, porque passamos grande parte da nossa vida a trabalhar, e porque todos merecemos ser felizes com o que escolhemos chamar de profissão.
Assim, e fazendo uma análise e posterior reflexão sobre tendências de mercado, e de que forma as podemos aproveitar, seguem-se as cinco áreas onde penso que possa ser proveitoso apostar, no âmbito profissional, em 2025:
5 áreas para apostar em 2025
1. Desenvolvimento de competências comportamentais
As competências de poder (ou soft skills, ou melhor: power skills), como a capacidade de melhor comunicar, ou de fazer uma melhor gestão do stress, do tempo e dos conflitos.
2. Desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento
Somos aquilo que pensamos que somos, por isso, acredito que se desenvolvermos e nutrirmos um pensamento e uma ideia positiva sobre nós mesmos, isso reforçará a nossa identidade e o nosso desempenho no âmbito profissional.
Gostava ainda de acrescentar que uma mentalidade de crescimento passa muito pelo foco nas soluções e nas aprendizagens, em detrimento do foco nos problemas, no passado e nos erros que todos cometemos.
3. Redução do tempo online…
…principalmente nas redes sociais, onde a comparação com vidas perfeitas, corpos perfeitos, famílias perfeitas, empregos perfeitos é quase inevitável. Corremos o enorme risco de nos estarmos a comparar com mentiras.
E as comparações quando assim é, resultarão numa redução da nossa autoestima e amor próprio. Muito cuidado!
4. Expressão de sentimentos
Expressar de forma mais frequente os nossos sentimentos positivos relativamente a outras pessoas. Porque não?
5. Celebração das conquistas profissionais
Já passaram 5 anos desde uma pandemia, que nunca vamos esquecer. Isto serve para: perceber o quão vulneráveis somos, e que isso é inevitável. Perceber que o tempo passa a correr, e que mais vale trabalhar no que realmente gostamos.
Perceber que no final da vida o que conta foram as boas decisões que tomámos e a tão temida saída da zona de conforto.
Fez sentido para si esta partilha? Conte-me tudo, estou por aqui!