“Se não sabes para onde queres ir, qualquer caminho serve!”, esta é uma célebre frase do filme Alice no País das Maravilhas, bastante utilizada no âmbito do desenvolvimento pessoal e profissional. Quem deseja andar à deriva no seu rumo profissional em 2022? Penso que ninguém. Os seres humanos procuram certezas relativamente a tudo o que fazem ou a tudo o que esperam. E com a nossa profissão não é diferente.
E isto remete-nos para algo fundamental hoje e sempre: a importância de sabermos quem somos e para onde queremos ir.
É necessária uma enorme dose de clareza para que consigamos atingir com sucesso tudo o que desejamos nas nossas vidas. Vou restringir a minha crónica ao âmbito profissional.
Bastantes são as pessoas que confessam não estarem felizes com a profissão ou com a ocupação profissional que têm neste momento. Muitas vezes este é o resultado de oportunidades que surgiram, e até de escolhas que fizemos baseadas nos sonhos de outras pessoas próximas (muitas vezes da família).
A verdade é que, mais cedo ou mais tarde, vamos verificar que esse caminho não é aquele que nos faz mais felizes. Isto tem acontecido bastante ultimamente, e muito devido à reviravolta que o vírus veio trazer às nossas realidades.
Muitas de nós deram por si a refletir sobre várias coisas que antigamente passavam pelos “pingos da chuva”, devido a todas as dinâmicas do dia a dia que não nos deixavam tempo para pensar.
A boa notícia é que, a maioria ganhou maior clareza relativamente ao que quer para si no futuro. E quando assim é, o caminho torna-se mais definido (e por vezes mais desafiante).
No entanto, se essa clareza não for acompanhada de um plano de ação, podemos sentir-nos desmotivadas, dado que se começa a criar uma grande lacuna entre a consciência e a realização efetiva do que queremos.
Essa lacuna só pode ser preenchida através da entrada em ação, com pequenos passos dados diariamente. A clareza traz consigo um grande teste à nossa resiliência, se optarmos por respeitar a nossa vontade e a nossa felicidade.
7 questões para refletir
Desta vez, e dado que estamos a iniciar o ano, em vez de partilhar dicas, gostaria que pensasse/ respondesse às seguintes questões sobre si mesma.
1. O que me define como profissional?
2. Qual o meu fator de diferenciação?
3. De que forma o posso potenciar na minha realidade profissional para me tornar ainda melhor?
4. Tenho clara para mim a forma como me devo apresentar ao mercado?
5. Tenho consciência de onde quero estar daqui a 5 anos no âmbito profissional?
6. Estou rodeada das pessoas certas para que isso aconteça?
7. Que competências preciso de adquirir para lá chegar?
Fica a reflexão. Se tiver de existir somente uma certeza, que seja relativamente aos nossos pontos fortes, ao nosso valor enquanto profissionais. Essa certeza fortalece a autoestima e dá-nos coragem para avançar rumo a melhores resultados.
Em 2022, trabalhe a sua clareza quanto ao seu futuro, não tenha receio de tomar decisões, porque se tivermos consciência do nosso valor e da nossa força, tudo se torna mais fácil. Basta confiar em nós e no caminho que escolhemos percorrer.
Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu site, Instagram e Facebook.