5 coisas que nunca deve fazer no seu local de trabalho

Adelaide Miranda, empresária e autora do Guia Prático do Sucesso (Capital Books), enumera os cinco pecados capitais que devemos evitar no nosso local de trabalho.

Por Ago. 26. 2019

Foco, capacidade de cumprir objetivos, saber delegar e organizar prioridades são algumas das práticas que devemos desenvolver na nossa carreira para sermos bem-sucedidas. Mesmo que as estejamos a seguir, há outras que podem deitar tudo a perder. O que devemos evitar a todo custo a nível profissional?

Se o seu objetivo é ser uma empresária de sucesso ou simplesmente chegar mais longe no seu emprego, há cinco pecados capitais que deve evitar ao máximo, de acordo com Adelaide Miranda.

Empresária de sucesso que gere uma agência imobiliária em Portugal, Adelaide é ainda formadora motivacional numa escola fundada por si e autora de vários romances e guias práticos que pretendem descomplicar a vida nas mais variadas áreas.

Os pecados capiais que nos indica “estão todos interligados com a distração, moral da equipa e produtividade. Quem cria instabilidade ou não contribui para a produtividade, não faz falta no meio profissional”, refere.

“Não é possível sermos bem sucedidos a nível profissional se não tivermos sempre o chapéu de espírito de equipa bem assente na cabeça”, remata.

5 pecados capitais a evitar no local de trabalho

1. Ser a lambe-botas ou engraxadora

Tentar ganhar destaque ou qualquer tipo de preferência por parte da entidade empregadora, por algum motivo que não seja o mérito profissional, é um pecado capital que deve ser evitado.

Atenção, o patrão não é tonto e sabe bem o que está por trás de tanto “elogio exagerado”. Atitudes como esta acabam por manchar a nossa imagem a nível profissional e também por criar conflitos com os colegas.

Ninguém tem paciência para aturar um lambe botas. Eviste esse tipo de situações.

2. Levar a vida pessoal para o local de trabalho

Trazer os problemas de casa para o trabalho é o primeiro passo para o insucesso profissional. Não só perdemos a concentração para cumprir as nossas funções, como corremos o risco de distrair os colegas e diminuir a produtividade de toda a equipa.

Evitar chamadas telefónicas dramáticas, dignas de nomeação para um Óscar, é mais do que importante, essencial e obrigatório. É vital!

Os problemas pessoais devem ficar em casa, sempre! Deve-se evitar conversas pessoais ao telefone, principalmente à frente do “patrão” e limitar ao máximo o que partilhamos a nível pessoal com os nossos colegas de trabalho.

3. Ring ring, no no!

Seja lá o que for, telemóvel, computador, iPad, deve estar sempre em silêncio. A primeira coisa a fazer antes de passarmos para o portal profissional é colocar os gadgets em silêncio.

O lema é evitar distrações e quebras na concentração e claro, sempre a pensar nos outros. Para além de diminuirmos a nossa produtividade, diminuímos a da equipa e é evidente que o chefe pode ver e terá isso em conta na altura da avaliação profissional.

Não é possível sermos bem sucedidos a nível profissional se não tivermos sempre o chapéu de espírito de equipa bem assente na cabeça

4. Reclamar? Nunca!

Sim, nem sempre o trabalho corre às mil maravilhas. Ou até pode não ser o nosso ‘dream job’, mas ninguém tem de saber. Reclamar sobre trabalho no local de trabalho é quase como estar a assinar a carta para demissão.

Por vezes, ao reclamarmos, não reparamos no que dizemos ou a quem. Corremos o risco de ser mal interpretados, criar inimigos ou mesmo ser despedidos.

Se existe algo a dizer, que seja feito de uma forma ponderada e a quem de direito, seja aos recursos humanos ou mesmo diretamente ao chefe. E também ninguém gosta de alguém que passe a vida a reclamar. Se a intenção não for tornar-se persona non grata, mais vale deixar a má disposição fora da esfera profissional.

5. Falar mal dos outros

Cuidado com as más linguas. Falar mal dos outros, principalmente pelas costas, nunca acaba bem. Se existe algo a dizer, que seja dito, novamente, de forma controlada, ponderada e a quem de direito. Fofocas acabam sempre mal e ninguém gosta de um fofoqueiro.

Pior: acabam até por ter receio de se dar com ele. Há que manter relações cordiais e honestas. Confrontos e discórdias existirão sempre, contudo há que saber lidar com eles de forma diplomática.


Costuma fazer algum destes pecado capital no seu emprego? Descubra ainda como tornar-se uma líder exemplar.