Emails, chamadas, mensagens ou pensamentos constantes sobre uma tarefa. Qualquer que seja o formato ou forma em que chega até si, o trabalho parece não parar, mesmo quando tiramos uns dias de férias.
No entanto, é preciso carregar no botão de stop, pelo bem da sua saúde mental e física. Afinal, uma das causas do burnout é exatamente esta: não desligar e aproveitar para descansar.
Contudo, é necessário ter em conta que, para ser produtiva e manter o foco e atenção aos detalhes, precisa de fazer uma pausa. Ou seja, as férias são fulcrais para conseguir riscar todas as tarefas da sua lista.
Fora da lei
Para conseguir desconectar-se, pode clicar no ícone vermelho quando receber uma chamada do patrão. Não somos nós quem o diz, mas a lei.
Já em novembro de 2021, foi aprovada uma proposta do Partido Socialista que prevê “o dever de [o empregador] se abster de contactar o trabalhador no período de descanso, ressalvando as situações de força maior”.
Na altura, não ficou claro quais seriam essas exceções, mas, no início do ano seguinte, foi esclarecido. O direito de desligar – como a designam – apenas poderá ser violado se o contacto for “indispensável para prevenir ou reparar prejuízos graves” à empresa.
A mesma proposta definia ainda que o trabalhador tem “o direito de, fora do seu horário de trabalho, desligar todos os sistemas de comunicação de serviço com o empregador ou de não atender solicitações de contacto por parte deste”. Fazê-lo, não poderá resultar em “qualquer desvantagem ou sanção” para o trabalhador.
Como desconectar-se do trabalho
Bem sabemos que não é fácil desligar simplesmente o cérebro e parar de pensar no trabalho. Não é por acaso que não estamos habituadas a parar e aproveitar o tempo para descansar.
Mas, pela sua sanidade mental, faça-o. Como? Começando por pôr em prática as sugestões, abaixo.
Mentalizar-se de que merece férias
Apesar de termos receio de ser vistas como desinteressadas e, por consequência, sentirmos o impacto dessa perceção no nosso futuro profissional, desligar é um direito que tem. Está no código de trabalho.
E merece-as. Quem tem dificuldades em dizer “não” ao trabalho durante os dias, certamente trabalha arduamente no restante tempo.
Deixar tudo pronto e delegar tarefas
Há atividades atribuídas a cada trabalhador, por isso, no período que estará fora, será, muito possivelmente, substituída por um colega que não tem de saber como realizar as suas tarefas.
Explique-lhe o que terá de fazer e como, e procure deixar preparado um documento com o passo a passo das funções mais complexas.
Da sua parte, deixe todos os seus encargos que tem ou pretende deixar finalizados, para não ficar a pensar a toda a hora no que precisa de fazer quando regressar. Ou o que acredita que devia ter feito e não fez. É certo que, assim, não conseguirá descansar.
Avisar todos
Claro que não precisa de andar com um sininho atrás a dizer a todos que vai de férias. Mas relembre os colegas com quem trabalhar diretamente que não estará presente do dia x a y.
Se trabalhar diretamente com clientes, agências ou fornecedores, avise-os também que vai de férias.
Não se esqueça de desligar o despertador
Pode parecer bastante óbvio, mas, com tanto em mente, é possível que se esqueça de desligar o alarme que tem para todas as manhãs de trabalho. Ninguém gosta de o ouvir num dia normal, muito menos num de férias, em que pode dormir até tarde.
“Não incomodar”
Coloque um aviso automático no email, dizendo que estará de férias. Nessa nota, deve indicar de quando a quando estará ausente e a quem se devem dirigir para obterem a resposta que necessitam.
Se utilizar, por exemplo, o Slack para conversar no trabalho, adicione um emoji de palmeira ao seu nome, para que fique bem claro que está fora do escritório.
Em modo offline
Imaginamos que possa considerar esta dica um pouco exagerada, mas apagar (temporariamente, claro) as aplicações do Slack, Teams ou outros que use habitualmente para comunicar com os colegas é uma boa ideia para desligar. A sério.
Desligue também as notificações ou arquive as conversas no WhatsApp. Caso sinta que ver as publicações nas redes sociais da sua empresa também a podem impedir de descansar realmente, deixe de as seguir durante as férias.
Estabelecer limites
Tomar estas ações pode deixá-la ainda mais stressada. Nós entendemos. Se for o caso, estabeleça apenas alguns limites: por exemplo, aceda ao seu email apenas meia hora por dia, ao final da tarde ou logo de manhã, para verificar se há algo absolutamente urgente a que tem de responder.