Como Ser Diferente do Rebanho é um livro para todas as mulheres que se sentem inconformadas com a sua carreira. Escrito partindo da história da própria autora – Jennifer Romolini, responsável de conteúdos do site Shondaland –, com muito humor, o livro mostra como é possível ser diferente e ter sucesso profissional e que os altos e baixos fazem parte de qualquer percurso.
Como ter sucesso: pare de fingir
Jennifer Romolini começa por escrever sobre o curriculum vitae e a ensinar como deve fazê-lo. “As únicas coisas que os entrevistados/empregadores procuram, por ordem de importância, são: onde já trabalhou; durante quanto tempo lá trabalhou; onde estudou e que cursos tirou”, realça no livro.
Nas entrevistas, Jennifer Romolini defende que não deve fingir ser quem não é. Finja apenas sentir-se mais confiante do que é, que sabe o que fazer com as mãos e mais nada.
De resto, como explica no livro, “é crucial que demonstre em rigor o que sabe e não sabe fazer. (…) Diga apenas o que fez e da forma mais direta possível. Não exagere os seus méritos. Um patrão inteligente irá perceber logo isso e não a contratará; um patrão menos inteligente irá acreditar em si e esperar que revele essas capacidades desde o primeiro dia, o que a fará começar o trabalho com o pé esquerdo e talvez nunca recuperar”.
Seja persistente
Para a responsável de conteúdos do site Shondaland, alcançar o sucesso profissional “é um caminho tortuoso e labiríntico. É um continuum; é inesperado e estranho. Vai magoá-la e, por vezes, deitá-la abaixo”.
O segredo para o sucesso é ter resiliência, inteligência e audácia para continuar sempre em frente mesmo quando o mundo parece dizer-lhe o contrário. Quanto mais relevante for o seu trabalho, quantos mais contactos estabelecer, melhor; além, claro, do pensamento positivo.
Jennifer Romolini aconselha a ver os perfis de LinkedIn de pessoas cuja carreira gostava de ter.
Sobreviva a si mesma
Não oiça as vozes autossabotadoras do seu cérebro, pois só geram insegurança. Ao longo da sua vida profissional, Jennifer Romolini aprendeu que se pode ser diferente de toda a gente. O mais importante é ser genuína, ser ótima no seu trabalho e ser amável para quem a rodeia. Há um aspeto que deve dominar: a conversa fiada. Por mais entediante que seja, é necessária em alguns contextos.
Aborde factos estranhos, pergunte pelos cães, fale sobre as pastelarias, faça elogios sentidos sobre as aptidões das pessoas e seja sempre muito positiva. Se cometeu um erro, não se deixe paralisar; o que importa é como recupera dele. Se for culpa sua, não o negue, não fique na defensiva e peça desculpa rapidamente.
Quatro hábitos que vão mudar a sua relação com o trabalho
• À primeira, vai fazer tudo mal. E talvez também o faça à segunda e à terceira. O importante é trabalhar para que seja sempre melhor nas suas funções;
• Nunca haverá um consenso positivo sobre si. Algumas pessoas simplesmente não gostarão de si e não há nada que possa fazer para mudá-lo;
• Pare de oscilar entre ‘sou lixo’ e ‘sou Deus’. O meio-termo é mais saudável. Além disso, não tenha medo de correr riscos;
• Relaxe. Não leve o trabalho demasiado a sério nem deixe que todas as facetas do trabalho a irritem. Cuide de si, identifique o que a faz sentir nervosa e insegura. Leia algo que não tenha a ver com trabalho, pare de acumular dias de férias e vá ao ginásio.
Fonte: Jennifer Romolini, responsável de conteúdos do site Shondaland.
Agora, sim, já sabe como ter sucesso profissionalmente! Conheça ainda casos de sucesso de empreendorismo.