Numa entrevista ao jornal norte-americano The New York Times, Laszlo Bock, vice-presidente do departamento de recursos humanos da Google, revelou que a multinacional procura colaboradores com humildade intelectual.
Os seus percursos académicos e profissionais são relevantes, claro, mas deixaram de ditar se a pessoa fica empregada naquela que é considerada, pela revista Fortune, a melhor empresa do mundo para se trabalhar.
A coach Maria Duarte Bello explica que “um bom nível de inteligência emocional associado às habilidades que têm impacto nos relacionamentos facilita a sustentação do negócio”.
Talvez por isso os recrutadores comecem a valorizar as soft skills (competências sociais) acima das competências técnicas.
O que são soft skills?
De acordo com Maria Duarte Bello, estas competências estão “relacionadas com aspetos da personalidade e com a inteligência emocional”.
São comportamentos, atitudes e hábitos que nos ajudam a conseguir um emprego, a mantê-lo e a formar laços colaborativos e até de amizade com os nossos colegas de trabalho.
A boa notícia é que podem ser “adquiridos e aperfeiçoados por cada pessoa, ao longo da sua vida”.
Por que são importantes?
Tudo indica que o modelo de recrutamento está a mudar e, segundo a especialista, pode mesmo abrir portas para os indivíduos que desejem mudar de setor de atividade ou indústria.
“As soft skills não só abrem novas possibilidades como passaram a ser indispensáveis em qualquer tipo de trabalho”, informa.
Além disso, estas competências melhoram o ambiente de trabalho, aumentam a produtividade das empresas e criam oportunidades de progressão na carreira.
Dê a conhecer as suas
Caso esteja à procura de um novo desafio profissional, pode e deve destacar as suas soft skills no currículo, exemplificando episódios em que foram instrumentais. “Vale pouco dizer que é proativa ou resiliente se não o conseguir demonstrar”, conclui.
Competências fundamentais
Para Maria Duarte Bello, estas são as soft skills de que o mercado de trabalho mais procura:
- Empatia entre colaboradores;
- Olhar otimista em relação ao futuro;
- Habilidade para comunicar, ou seja, facilidade em se fazer ouvir e vontade de ouvir;
- Bons relacionamentos interpessoais;
- Capacidade para trabalhar em equipa;
- Boa gestão do tempo;
- Resiliência perante os desafios;
- Saber contornar situações e conquistar o apoio dos outros;
- Flexibilidade e capacidade de adaptação;
- Capacidade de agir sob pressão;
- Reagir adequadamente a críticas.