O regresso ao trabalho é sempre um processo de adaptação que exige deixar para trás os dias de descanso e voltar à rotina.
Depois das férias, siga os conselhos que a comunicadora Celeste Headlee reuniu no livro A Arte de Não Fazer Nada, partindo da sua própria bem-sucedida experiência, para não trabalhar demasiado.
Dicas para gerir o seu horário laboral
Aumente a sua perceção do tempo
Isto significa compreender exatamente como gasta o seu tempo, de modo a conseguir identificar a causa da sua fadiga. Celeste Headlee começou por fazer um diário e registar todas as atividades que fazia e o tempo que gastava com elas. Ao fazer isto descobriu que passava, por exemplo, duas horas e meia diariamente a enviar emails.
Crie o seu horário ideal
A jornalista decidiu então criar um horário para as diferentes tarefas e tempo livre, e determinou que ao email e redes sociais só passaria a dar 30 minutos por dia. Claro que esse horário é flexível, mas havendo uma estrutura é mais fácil cumprir e ter tempo livre.
Pare de fazer comparações à distância
Por outras palavras, deixe de comparar a sua vida com a que vê nas redes sociais dos outros. Nem tudo que vê por lá é a realidade.
Trabalhe menos horas
O horário de trabalho ideal é composto por períodos de alta concentração separados por intervalos regulares. Celeste Headlee começou por anotar a hora em que começava a trabalhar, concentrar-se numa tarefa de cada vez e interromper o trabalho quando começava a sentir-se distraída. Sem as pausas sentia-se ansiosa e stressada.
Programe o seu lazer
E, muito importante, nesse tempo não faça nada que seja de trabalho, seja ver emails, telefonemas ou a mensagens, e não fale de trabalho. Conserve tempo para simplesmente não fazer nada de produtivo.
Reserve tempo para socializar
Estar ciente das suas necessidades é importante, mas também o é socializar. Sempre que possível contribua para a sua comunidade, tenha gestos generosos para com os outros e diga bom dia às pessoas com quem se cruza. Quando a pandemia o permitir, socialize ao vivo com os seus amigos e familiares em vez de o fazer através dos meios digitais.
Concentre-se nos fins e não nos meios.
Isto é útil porque leva a encontrar soluções criativas para os problemas, a descobrir caminhos alternativos para atingir os objetivos. Ajuda a reduzir o stresse, porque aceita a falha e acolhe a flexibilidade.