A vida corre à velocidade da luz. Tudo é urgente, vivemos o futuro sobre as sombras do passado.
Chegamos ao fim desta jornada e a grande maioria de nós arrepende-se de ter vivido no futuro e de não ter considerado as maravilhas do presente. Confesso que até eu me esforço por pensar nesta ideia, porque a vida corre e nós temos de acompanhar as oportunidades e as tendências.
Tudo é urgente. Os projetos são urgentes, os resultados ainda mais.
É urgente ir ao supermercado porque já não há nada no frigorífico. É urgente comprar carro novo porque o arranjo do nosso já não se justifica. É urgente arranjar dinheiro para isso. É urgente arranjar tempo para isso. É urgente também deitar os miúdos antes das 21h para termos tempo de terminar aquele relatório… urgente.
A questão é que colocamos de parte outras coisas urgentes: o tempo com “os nossos”, o tempo para nós. O espaço e a disponibilidade para viver a vida, que não volta, e que é também ela urgent(íssima).
A boa notícia é que, tal como consideramos umas coisas urgentes, também podemos considerar outras. A escolha é nossa, e a responsabilidade também.
Pare e pense se realmente valerá a pena hipotecar o seu presente em nome de futuros resultados. Que resultados são esses? São objetivos seus ou foram impostos por alguém ou alguma entidade?
A forma como iniciamos o nosso dia também diz muito sobre a nossa capacidade para gerir urgências.
Que hábitos poderosos costuma desenvolver logo de manhã? Será o hábito poderoso de carregar no snooze do despertador assim tão benéfico para si? Obviamente que existem hábitos que acabam por comprometer as (não) urgências da nossa vida, passando-as a temas “urgentes” devido à nossa fraca capacidade de autogestão.
Vamos então simplificar estas ideias, de forma prática, para que assim se desdramatize todo este conceito de urgência.
Como rentabilizar o tempo de forma a conseguir maior tranquilidade de espírito
- Reveja as suas prioridades, se possível todas as manhãs;
- Tome decisões, sem ter medo das consequências, porque você sabe bem lidar com elas;
- Dê prioridade a si;
- Saiba dizer não. Desta forma liberta tempo para o que realmente importa.
Estou aqui para receber o seu feedback relativamente a isto!
Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu site, Instagram e Facebook.