Crónica. Criatividade ao serviço de novos resultados
Cada vez mais valorizada no mundo empresarial, saiba como melhorar a sua capacidade criativa e, assim, conseguir melhores resultados.
Começo esta crónica com uma boa notícia: todos nós nascemos com potencial criativo. Sim, se é daquelas pessoas que acredita que não tem qualquer queda para a criatividade, desengane-se.
Esta característica encontra-se em todos nós, e todos temos a capacidade de a desenvolver. Isto porque a criatividade é uma competência. E, como todas as competências, pode ser desenvolvida, através da persistência, da resiliência, da prática e repetição.
Recorde, se possível, a sua infância. Tudo era possível, desde voar em cima de vassouras, passando por diálogos constantes com os seus bonecos, e até pelas comidas deliciosas feitas com terra ou areia.
Acredito que quando lhe perguntassem o que queria ser quando fosse “grande”, as respostas passavam por: astronauta, cientista, chef de cozinha, entre outros.
O que aconteceu, entretanto? Vários fatores deverão ser considerados nesta equação. A sociedade, a cultura, a localização, a educação, entre outros. A verdade é que a sociedade nos molda para sermos “mais do mesmo”. Para sermos cinzentos, mornos, como costumo dizer.
Mas, aqui vem a parte boa: conseguimos sempre reverter este “destino”, basta para isso aceitar que podemos mudar e, obviamente, trabalhar nesse sentido. Nada se consegue sem a nossa tão temida entrada em ação.
Se existe em si esta vontade (melhorar a sua capacidade criativa), então seguem algumas sugestões para que isso aconteça, todas elas com impacto positivo, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Dicas para melhorar a sua capacidade criativa
• Rodeie-se de pessoas criativas. Este tema prende-se muito com a qualidade do nosso círculo mais próximo. “Somos a média das cinco pessoas que nos rodeiam”, é o que se diz no âmbito do desenvolvimento pessoal e profissional.
• Liberdade e criatividade andam de mãos dadas. Sim, a criatividade desenvolve-se e aplica-se muito mais facilmente se nos sentirmos livres para sugerir, pensar, implementar as nossas ideias e iniciativas mais ousadas e criativas.
Lute pela sua liberdade e veja que a sua criatividade também sairá beneficiada.
• Seja curiosa. Não tenha medo de fazer (muitas) perguntas.
• Não seja conformista. Rejeite as soluções mais fáceis e menos interessantes.
• Não tenha medo de errar. Interprete o “erro” como uma forma de aprendizagem e de feedback.
• Tenha sempre consigo um caderno de ideias, porque nunca se sabe quando é que aquela ideia brilhante vai surgir. E, quando surgir, registe-a de imediato, não vá a memória falhar.
• Recorde que não existem “ideias estúpidas”. Toda a ideia tem o seu lugar, e deverá ser considerada com respeito.
A criatividade é uma característica cada vez mais valorizada pelas empresas, pela sociedade, e quando implementada na nossa vida pessoal também nos traz excelentes resultados.
Trabalhe no sentido de melhorar este “músculo” e conte-me tudo.
Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu site, Instagram e Facebook.