O empreendedorismo é cada vez mais tema do dia. As empresas querem contratar pessoas com este espírito e eu sei-o bem, porque movo-me com frequência no mercado do recrutamento especializado.
As chamadas soft skills são cada vez mais valorizadas e o “fazer acontecer” é fator decisivo na conquista de um novo cargo ou até na transição de empresa ou de vida.
Para além de perceber e conhecer o lado empresarial e as necessidades do mercado neste momento, tenho o privilégio de conhecer também o lado das pessoas (possíveis candidatos), o que me permite conseguir escrever sobre empreendedorismo de um ponto de vista mais abrangente. E é por isso que consigo afirmar: viver é empreender.
Viver no verdadeiro sentido da palavra significa arriscar, significa ousar, correr atrás dos sonhos e do que queremos ser/ter/fazer. Faço frequentemente esta questão aos meus clientes: quando chegar aos seus 80 anos e olhar para trás, vai sentir orgulho da vida que viveu?
Confesso que também eu, com bastante frequência, me obrigo a fazer este balanço.
Provavelmente, esta questão só poderá ser respondida de forma satisfatória se a resposta for SIM, porque não deixei nada por fazer. Ou seja: sim, porque fui empreendedora. Concorda comigo?
Como empreender de forma mais eficaz e com melhores resultados
• Tenha plena noção de quais são os seus objetivos, ou seja: onde quer chegar? Quando? Como vai conseguir? De que recursos precisa?
• Conheça as pessoas certas, que podem ajudar na concretização dos seus projetos.
• Ressignifique o conceito de “comercial”, porque quem empreende deve, de facto, conseguir comunicar da melhor forma as vantagens do seu projeto e da concretização dos seus planos.
Ser “comercial” significa ter gosto pelo crescimento, pelo desenvolvimento de relações honestas com pessoas e com o mercado. Isto tanto serve para o âmbito pessoal como profissional.
• Empreender significa mudar, significa fazer escolhas rumo a algo maior, aos nossos sonhos. Do que está disposta a abdicar para lá chegar? Esta pergunta dá sempre que pensar, quando a utilizo nos meus processos de mentoria.
Termino esta crónica, com um enorme agradecimento a si, por ser um espírito empreendedor, por gostar de trabalhar no âmbito criativo, por estar a considerar ir mais além. O mundo precisa de pessoas assim, porque só assim faz sentido!
Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu site, Instagram e Facebook.