Crónica. Falta-lhe energia? Saiba como a recuperar
Os tempos que atravessamos são muito desafiantes, e tendo em conta que já lá vão cerca de oito meses, é natural que estejamos todas com uma grande falta de energia.
Como era antes de isto tudo acontecer? Será que eramos de facto pessoas cheias de energia no meio de um quotidiano definido pelo stresse e pelas situações desafiantes?
A concorrência é enorme em todos os âmbitos. Precisamos ser melhor, fazer melhor, querer mais, mostrar mais. Tem sido sempre assim, graças à aceleração das necessidades e do ritmo urbano. Contudo, a situação pandémica só veio acelerar o que já estava “destinado” – o mirrar da nossa energia.
No entanto, gostava de lhe dar uma boa notícia. Mais do que um alimentação saudável, mais do que dormir bem, a energia é também uma questão de atitude. E essa depende só de nós.
Como se consegue explicar a minha afirmação anterior? Pois bem, porque para onde vai o nosso foco, vai a nossa energia.
Será que nos estamos a focar no que realmente interessa? Olhamos para o futuro com uma energia positiva ou optamos por continuar presas ao passado? Será que optamos por ter medo do futuro? Repito, para onde vai o nosso foco, vai a nossa energia.
Estamos a dar energia ao futuro ou ao passado? Estamos a alocar a nossa energia à pessoa que podemos vir a ser (a chamada “melhor versão”) ou aos erros do passado? Ou será que estamos a dar demasiada energia aos medos, inseguranças e até aos nossos pontos fracos? Como eu detesto esta nossa mania e a designação “pontos fracos”.
Existe outra armadilha ao nível energético que compromete também o nosso foco naquilo que devia interessar – a palavra poderosamente errada, “tentar”. Não existe maior veneno ao nível energético!
Ao afirmarmos que vamos “tentar” alguma coisa, estamos automaticamente a comprometer a nossa energia e a não dar o nosso máximo. Por isso, muito cuidado com o que diz às outras pessoas, e também com o que diz a si mesma.
Mude o seu foco, estabeleça a intenção de dar sempre o seu melhor, colocando a possibilidade de “tentar” completamente de parte.
Não se arrependa das coisas que não fez, pois isso é o pior que nos pode acontecer no final dos nossos dias. Siga em frente, cheia de energia. Só assim faz sentido!
Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu site, Instagram e Facebook.
Próximas ações de formação:
- Academia online de desenvolvimento pessoal e profissional Rising Academy, com inscrições já abertas;
- Programa Intensivo de Liderança Feminina (especial Atitude 2021). Dia 21 e 27 de novembro, no Estoril e Alcobaça respetivamente. Inscrições abertas, mas com vagas limitadas (presencial).