Ambicionar faz parte do ADN de quem efetivamente está vivo, no verdadeiro sentido da palavra. E, se me permite, do meu ponto de vista, ambicionar é bom, é sinal que procuramos evolução, procuramos a nossa melhor versão.
Isto porque ambição não tem só que ver com bens materiais. Acredito que esteja a entender o meu ponto de vista e onde quero chegar.
Falemos então de “ambição” em contexto de gestão de carreira. Sim, porque se ambicionamos uma carreira profissional melhor ou diferente (o que lhe quiser chamar), precisamos de fazer uma gestão de vários fatores.
Três passos na gestão de carreira
Hoje abordo três desses fatores, pois são para mim dos mais importantes no que toca ao planeamento e à gestão do nosso percurso profissional.
Dei-lhes o nome de “os 3 A’s da gestão de carreira“, sendo eles: Aprender, Aparecer, Apresentar-se.
Aprender, porque a evolução existe efetivamente quando transformamos aquilo que lemos, vemos e ouvimos em conhecimento. Ou seja, quando entramos em ação, quando aplicamos o que registámos com a nossa mente. E quem sabe se “Agir” não poderia ser um quarto elemento nesta fórmula vencedora!
Desengane-se quem pensa que conseguirá evoluir na sua carreira se não sentir a necessidade de aprender. Se não estamos a aprender, estamos a ser ultrapassados. Estamos a morrer.
O segundo “A” refere-se a “Aparecer”. Se as pessoas desconhecem a nossa existência, e se nas nossas profissões precisamos de pessoas, como poderá existir alguma evolução no nosso âmbito profissional? Isto aplica-se tanto a quem trabalha por conta de outrem como a empresários, empreendedores, freelancers. Como se costuma dizer: Quem não aparece esquece.
Se deseja evoluir na sua carreira profissional, tem de ser notado (pelos melhores motivos, obviamente). E é aqui que surge o conceito de “Marca Pessoal”, mas ficará para uma próxima crónica.
Finalmente, e muito conectado com o “A” anterior, temos o “Apresentar-se”. Mais do que aparecer, devemos dar o primeiro passo rumo ao desenvolvimento da nossa rede de contactos.
Quem será o profissional que consegue evoluir na sua carreira sem ter uma rede de contactos? Não se acanhe, dê-se a conhecer, dê mais apertos de mão, e não fique sentado/a escondido/a num canto da sala nos eventos onde for.
Verdadeiras maravilhas acontecem quando perdemos a vergonha e nos damos a conhecer às outras pessoas. Vá por mim! Experimente e depois conte-me tudo, sabe como me encontrar!