© Shutterstock
Crónica. Saber viver uma nova realidade

Crónica. Saber viver uma nova realidade

Seja no âmbito pessoal como profissional, há formas de enfrentar o ano para conseguir melhores resultados. Veja como.

Por Jan. 23. 2021

Tudo mudou, e eis que 2021 começa. Acredito que a meia-noite de dia 31 de dezembro de 2020 tenha sido francamente emotiva. A minha foi. É um “evento” simbólico, porque sempre que mudamos de ano temos a oportunidade de fazer uma (muito rápida) retrospetiva dos 12 meses que acabaram ali.

A grande questão é que o novo ano que começou teve início da mesma forma que o anterior acabou: com incertezas, cansaço, dúvidas, medos. Ou então não, e esse foco só depende de nós.

Isto leva-me a perguntar: de que forma vai assumir este novo ano que se inicia? A atitude depende de si, e só de si – já escrevi sobre este tema em artigos anteriores.

Nós, seres humanos, temos uma enorme capacidade de nos adaptar às diferentes realidades. Sei que vamos conseguir construir uma nova realidade confortável, acredito que esse momento vai chegar.

Se a realidade mudou, por que razão não mudamos também? Há que acompanhar a mudança, e revertê-la a nosso favor, não concorda comigo?
Mafalda Almeida

Este “saber viver” a nova realidade prende-se com a mudança de hábitos, e abordo bastante esse assunto ultimamente. Estamos a atravessar um momento onde podemos e devemos quebrar com hábitos e rotinas antigas e implementar novas ações e atitudes, que com certeza nos trarão melhores resultados neste novo contexto.

Se a realidade mudou, por que razão não mudamos também? Há que acompanhar a mudança e revertê-la a nosso favor, não concorda comigo? Há que saber viver nesta nova realidade, e para isso, há que mudar alguma coisa em nós.

Se for esse o seu caso, aqui ficam algumas pistas do que poderá colocar em prática para saber viver em 2021, com melhores resultados, tanto no âmbito pessoal como profissional.

Conselhos para 2021

Aceitar que nem sempre controlamos os acontecimentos

Controlamos sim as nossas reações perante esses acontecimentos. E aí sim, devemos confiar nas nossas características e nas nossas capacidades para ultrapassar os desafios que a vida nos vai colocando.

 Potenciar os nossos pontos fortes

De que vale um ano desafiante e diferente se a nossa atitude perante as nossas características se mantém? Foque-se nos seus pontos fortes e não nos seus pontos “fracos”. Só assim faz sentido. Sabia que ninguém é perfeito?

Se 2021 lhe trouxer novos e diferentes desafios, descanse antes de os enfrentar

O descanso é fundamental. Sei que pode parecer redundante e demasiado simplista. O ano 2020 exigiu muito de nós, e possivelmente comprometeu as nossas energias. Para 2021, descanse.

Devemos aprender alguma coisa com os desafios passados, certo? O sono é muito importante. Que 2021 seja um ano de melhor qualidade do nosso sono.

 Comunique mais e melhor

De forma positiva, consigo mesma e com as outras pessoas. Faça esse esforço e vai verificar que a realidade em 2021 pode mudar de cor, de energia, de resultados.

Foque-se em ser diferente, em mudar alguns hábitos. Se mudamos alguma coisa, conseguimos resultados diferentes e, acima de tudo, evoluímos.

Será que 2021 vai ser um ano de evolução?

Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu site, Instagram e Facebook.

Mais sobre dicas , especialista