As decisões são possivelmente um dos temas mais polémicos na vida do ser humano. Vejamos bem o período complicado pelo qual estamos a passar nos dias de hoje, tudo devido a uma tomada de decisão (ou a várias ao longo dos tempos).
Pois é, tomar decisões não é fácil, em grande parte devido às consequências que possam surgir a seguir. E a verdade é que temos medo dessas consequências. Por isso, muitas vezes decidimos não decidir. O problema é que até a decisão de não decidir é uma decisão.
Muitas das decisões que tomamos diariamente encontram-se ao nível do inconsciente, o que nos leva a nem questionarmos o que estamos a decidir fazer. Muitas vezes, essa falta de consciência traz-nos resultados medíocres ou até insatisfatórios. Há que saber então decidir para saber viver.
Não devemos esquecer que, por vezes, uma decisão que seja difícil e desconfortável de tomar ao início vai trazer resultados bastante satisfatórios a médio e longo prazo. É a chamada “dor imediata e prazer a longo prazo”.
Há que ter a capacidade de ver um pouco mais além e de estudar o impacto positivo que alguma decisão possa ter a longo prazo. Muitas vezes, essa falta de visão impede-nos de tomar melhores decisões.
No âmbito profissional, na nossa carreira (e na nossa vida!), de que forma podemos então tomar decisões mais acertadas? Descubra.
5 formas de tomar melhores decisões
• Tenha sempre em conta os seus valores base, como pessoa e profissional. “Esta decisão que estou prestes a tomar defende e honra os meus valores?”
• Avalie o máximo de opções possíveis, para que assim consiga tomar uma decisão mais acertada e consciente.
• Da mesma forma, e no seguimento do que referi no ponto anterior, recolha o máximo de informação possível, para que assim consiga tomar uma decisão mais alinhada com o que realmente quer para si.
• Perceba que impacto essa decisão vai ter na sua vida, tanto em contexto pessoal como profissional.
• Perceba também que, quando tomamos uma decisão, devemos deixar de considerar outras possíveis hipóteses, pelo menos durante um período de tempo. Assim, conseguimos um maior foco na decisão que estamos a tomar, evitando situações de indecisão e medo, e melhoramos os nossos resultados, pois não existem outras hipóteses, nem distrações.
A tomada de decisão é algo natural na nossa vida. Penso que não tenhamos real consciência de quantas decisões tomamos diariamente. É tão natural como respirar.
Traga as suas decisões ao nível da consciência, para que assim consiga ter um maior controlo sobre os resultados que obtém. Evite tomar decisões com base em emoções que rapidamente desaparecem.
Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu site, Instagram e Facebook.