Está a pensar criar uma startup? Saiba como em 5 passos
Temos as repostas a algumas das perguntas feitas pelos empreendedores na hora de dar um passo em frente rumo a um novo negócio. Descubra tudo sobre como criar uma startup.
Não basta ter uma ideia inovadora para conseguir atrair as atenções dos investidores. Das características pessoais às competências profissionais, é preciso percorrer um caminho nem sempre sorridente.
Como criar uma startup em 5 passos
1. Startup ou pequeno negócio?
Embora a fronteira nem sempre seja clara, uma startup é muito diferente de uma pequena empresa. O facto de não ter a responsabilidade inicial de prestar contas aos acionistas, sócios e clientes dá-lhe mais espaço para inovar, testar, errar e voltar a tentar até encontrar o rumo adequado.
Apesar da flexibilidade, o objetivo passa sempre por se transformar numa empresa sólida e bem-sucedida, onde se alia uma boa ideia à inovação e tecnologia. O modelo jovem e inovador deve ser escalável e repetível.
2. E tem de trabalhar apenas na área da tecnologia?
Não necessariamente. A grande maioria atua na área da tecnologia, mas existem startups em áreas tão distintas como a moda, saúde ou até causas sociais.
3. Tenho o perfil adequado?
Muitos de nós temos excelentes ideias ao longo da vida, mas poucos temos as qualidades para resistir aos desafios de um negócio, em particular ao grau de risco elevado das startups.
É necessário estar preparado para receber muitos ‘nãos’ antes de chegar ao ‘sim’, ter disponibilidade de tempo e financeira, em particular para os primeiros tempos do projeto.
4. Sem inspiração?
Na maior parte das vezes, uma startup nasce para explorar soluções para determinado problema. A ideia deve ser nova e útil para os consumidores e a resposta ideal demora muitas vezes anos até ser encontrada, depois de muitas tentativas e erros.
Procure inspiração em casos de sucesso, partilhe ideias e experiências com outros empreendedores.
5. Passar para a prática
Encontrado o produto da startup, é tempo de estabelecer um plano de negócios – com proposta de valor, segmentos de mercado, canais de venda e distribuição, forma de relacionamento com clientes, atividades-chave, recursos-chave, parcerias-chave, fontes de receita e estrutura de custos.
Assim, torna-se mais fácil gerir o projeto e convencer os investidores a transformar a sua ideia num negócio de sucesso!