Conheça os truques para falar em público sem medos
O palco é seu. E agora? Sente uma gota de suor a escorrer-lhe pela face ou está perfeitamente confortável? Caso se reveja no primeiro exemplo, este artigo é para si. Em poucos minutos será mestre na arte de falar em público.
Se só de imaginar que tem de discursar perante colegas ou desconhecidos começa a sofrer por antecipação, saiba que não está sozinha.
Muitas pessoas têm medo de falar em público. O púlpito é como se fosse o Evereste, que nunca se atreveriam a subir.
“Algumas não se sentem confortáveis com tal exposição, outras têm um sentido autocrítico muito forte, outras dão demasiada importância ao que os demais possam pensar delas”, justifica Maggie João, executive coach.
De acordo com a especialista, a perspetiva de se ser avaliada, de não corresponder às expectativas ou até de falhar, são os fatores que estão na raiz do medo de apresentar algo diante de uma assistência.
Mas a capacidade de ver para além do erro, de aprender com o mesmo e de dizer que não se repetirá pode ser desenvolvida.
Primeiro, deve passar por um processo de consciencialização, caso contrário, segundo Maggie João, não verá grandes progressos. Cada um tem de analisar “como esse medo se repercute na sua vida, que padrões existem, que comportamentos influencia”.
Enfrentar outros desafios
Ter problemas de fala, como o gaguejar, ser-se tímida ou introvertida, também pode estar na origem do medo de falar para uma audiência.
O que é que se pode fazer quando se é gago? Aceitar. “Há quem use o humor, há quem utilize a verdade e há outras pessoas que atacam o problema pela raiz”, exemplifica Maggie João.
E as pessoas que são naturalmente tímidas ou introvertidas, como é que se podem sentir-se melhor na sua pele? A executive coach recomenda “brincar com a imagem que tem dentro da sua cabeça sobre o público e, assim, quando olhar para a audiência verá, por exemplo, um grupo de ratinhos, o que ajuda a dar menos importância a esse público.”
Tudo isto para dizer que é possível ultrapassar o medo de falar em público. Basta encarar cada discurso, apresentação e palestra como uma colina: a primeira vez que a subir vai suar um bocadinho, no entanto, com tempo e treino será como andar de bicicleta.
“O importante é ir treinando e experimentando, só assim pode expandir a sua zona de conforto”, frisa Maggie João.
Da teoria à prática em 3 passos
Depois de perdido o medo de falar em público, resta ao orador ultrapassar outras questões práticas, que também são importantes para se ter uma intervenção de sucesso.
1. Prepare o discurso
- Organize os tópicos que quer abordar por prioridade;
- Antecipe as perguntas que lhe poderão colocar;
- Planeie o tempo de que vai necessitar para falar de tudo;
- Filme-se a praticar em voz alta e analise a sua linguagem corporal;
- Peça a alguém para lhe dar feedback sobre a lógica, clareza e entusiasmo da sua exposição.
2. Estude o palco
Vale a pena conhecer o espaço onde irá discursar e fazer uma lista das “ferramentas” de que irá necessitar. Por exemplo, se usar um microfone veja se será de lapela, um headset, um microfone de pé ou de mesa.
Mesmo que conheça os mecanismos de todos eles, familiarize-se com aquele que efetivamente irá utilizar e faça um teste de som – a probabilidade de correr tudo bem é maior.
Pergunte se pode ter um copo ou uma garrafa de água consigo no momento da apresentação, pois não só é importante manter-se hidratada, como aproveitar os segundos em que está a beber para respirar e autoavaliar-se.
3. Transmita boa energia
Adeque o comportamento, o vocabulário, a maneira de falar, o vestuário ao público e ao local onde está a discursar:
- A roupa deve enquadrar-se nos padrões adotados pelos seus pares (formal ou informal) e ser atual;
- Conte uma história, pessoal ou não, que conheça bem, pois ficará mais descontraída e confiante;
- Aumente um pouco o volume da voz, pois revela interesse pelo assunto;
- Procure tornar-se mais expressiva nos gestos e na fisionomia;
- Estabeleça um contacto visual com a plateia enquanto estiver a falar;
- Faça pausas no discurso para que percebam melhor as informações que está a transmitir.