É verdade, as linguagens do amor não são restritas a relações amorosas. Veja como pode melhorar o seu ambiente de trabalho ao descobrir a forma correta de conviver com os seus colegas.
Há quem diga que as linguagens do amor são a nova forma de nos relacionarmos, mas será que sabe realmente o que estas são?
Foi em 1992 que o autor norte-americano Gary Chapman lançou o livro The Five Love Languages: How to Express Sincere Commitment To Your Partner (As Cinco Linguagens do Amor: Como Expressar um Compromisso Sincero Com O Seu Parceiro, em português), onde expôs a teoria das linguagens do amor.
Estas variam de pessoa para pessoa, visto que são formas de receber e dar afeto. São, então, cinco: atos de serviço, contato físico, tempo de qualidade, presentes e palavras de afirmação.
As linguagens amorosas aplicadas no trabalho podem melhorar a comunicação entre colegas
Pode parecer relativamente fácil descobrir a linguagem amorosa do seu parceiro ou parceira e tentar satisfazer as suas necessidades nessa área, mas alguma vez pensou que esta pode ser aplicada no trabalho?
Ao descobrir a melhor forma de conviver com os seus colegas (e ao conseguir comunicar o que precisa para prosperar no emprego) terá um ambiente de trabalho mais agradável e tranquilo, que a deixará mais motivada e satisfeita com a sua carreira.
Pronta para descobrir a sua linguagem do amor e a dos seus colegas de trabalho? Descubra-as, na galeria.
4 linguagens do amor no trabalho
O Rei Mago
O Rei Mago
Linguagem do amor: presentes.
Como reconhecer: o Rei Mago é quem organiza a prenda de despedida de alguém, que compra um bolo no aniversário quando alguma colega faz anos, que compra cafés para todos no escritório ou que traz de casa bolachas que fez em casa durante o fim de semana.
Como lidar: se tem alguma colega de trabalho que adora dar presentes, pergunte-lhe qual o seu doce ou café preferido e ofereça-os no dia seguinte. Afinal, partilhar é cuidar.
1 / 4
A faladora
A faladora
Linguagem do amor: tempo de qualidade.
Como reconhecer: esta é a colega de trabalho que tem um cuidado especial em todas as conversas. Gosta de colocar a conversa em dia, valoriza tempo de qualidade em qualquer área e prefere escutar o que tem a dizer ao fim do dia do que apressar-se para ir para casa.
Como lidar: a melhor forma de valorizar esta companheira de emprego é escutar com toda a atenção e ouvir ativamente o que a mesmo tem a dizer, sem distrações.
2 / 4
A mão amiga
A mão amiga
Linguagem do amor: atos de serviço.
Como reconhecer: conhece alguém no escritório que está sempre pronta a ajudar em qualquer área? A trabalhar em conjunto numa apresentação, a aceitar uma mudança de turno ou a substituir alguém nas férias? Esta colega de trabalho é a sua mão amiga profissionalmente.
Como lidar: se conseguir, ajude esta companheira num projeto complicado ou partilhe a sua carga de trabalho.
3 / 4
A líder de claque
A líder de claque
Linguagem do amor: palavras de afirmação.
Como reconhecer: tal como o nome afirma, esta colega faz de tudo para felicitar o seu esforço e trabalho. Faz questão de lhe dizer o quanto aprecia a sua motivação e produtividade.
Como lidar: todos gostamos de elogios, é verdade. Por isso, retribua os mesmos sempre que admirar o trabalho de alguém. Seja no chat do trabalho, em grupo ou pessoalmente, o que interessa é verbalizar.