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10 passos para ser um bom líder

10 passos para ser um bom líder

Vejamos, uma a uma, as dez características apontadas por Susana Costa, senior manager da Robert Walters, como fundamentais e porque são indispensáveis para os líderes nos dias que correm. Descubra, então, como ser um bom líder.

Por Mar. 20. 2024

Vivemos num mundo em mutação constante, o que é visível em diferentes áreas da nossa vida, e o trabalho não é exceção. Um líder, hoje, tem de ter obrigatoriamente características que até há algum tempo não seriam requisitos para um cargo de liderança.

Ser líder não é apenas mandar; é saber ouvir, é estar sempre na retaguarda dos seus colaboradores, é apoiar, é ser inteligente intelectual e emocionalmente, é inspirar e motivar as suas equipas.

Susana Costa, senior manager da Robert Walters, consultora especializada em recrutamento profissional, diz que “as características de um líder podem variar de acordo com o contexto específico de cada empresa e setor, contudo, ao mesmo tempo, existem características que são tendencialmente mais valorizadas ao abrigo das tendências e valores de mercado”.

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Hoje em dia, fala-se muito de liderança autêntica, que se baseia em princípios de autenticidade e transparência, que não deixam espaço para mal-entendidos e a omissões. O diálogo com os colaboradores é uma das características mais valorizadas, tal como a tolerância e o respeito, sem que isso signifique esquecer o foco nos objetivos a atingir.

A capacidade de liderança atual está muito associada a uma boa e eficiente gestão das equipas e à autonomia que se dá aos colaboradores desses mesmos grupos.

10 passos para ser um bom líder

1. Adaptabilidade

Numa sociedade em constante e rápida mudança como a nossa, “líderes eficazes devem ser capazes de se adaptar rapidamente às mudanças no ambiente de negócios, tecnológicas e sociais”, refere Susana Costa.

2. Capacidade de decisão

“Tomar decisões rápidas e informadas é uma habilidade essencial. Os líderes devem ser capazes de lidar com a incerteza e assumir riscos calculados”, realça Susana Costa. Ser líder é decidir constantemente sobre os mais variados assuntos que dizem respeito à sua função, à sua equipa e à organização que lidera.

3. Empatia

O saber pôr-se no lugar dos outros é uma capacidade psicológica fundamental nos dias de hoje, quer na vida particular, quer na profissional, e os líderes não são exceção. Susana Costa diz que “líderes empáticos entendem as necessidades e preocupações da sua equipa. Isso cria um ambiente de trabalho mais positivo e fortalece o relacionamento entre líderes e liderados”.

4. Visão estratégica

Para a senior manager da Robert Walters, “ter uma visão clara e estratégica é crucial para guiar a organização na direção certa e antecipar as mudanças no mercado”. Um líder não pode olhar apenas para o presente, deve estar atento a tudo aquilo que está para vir.

5. Orientação para resultados

Não há volta a dar, como afirma a senior manager da Robert Walters, “os líderes devem ter um foco claro nos resultados. Isso envolve definir metas claras, monitorizar o progresso e ajustar estratégias conforme for necessário” para as atingir.

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6. Pensamento global

Hoje, nenhuma organização pode olhar apenas para si e para o país onde está inserida. “Num mundo cada vez mais interconectado, os líderes precisam de ter uma perspetiva global, uma visão 360 e compreensão das dinâmicas internacionais”, sublinha a senior manager da Robert Walters.

7. Capacidade de comunicação

Nunca a comunicação foi tão importante como hoje, por esse motivo, a senior manager da Robert Walters garante que “comunicar efetivamente com equipas, clientes e outros stakeholders é vital. Isso inclui ser claro, conciso e carismático a inspirar e motivar os outros”.

8. Inovação

“Estimular a inovação é crucial para se manter competitivo. Líderes inovadores incentivam a criatividade e estão dispostos a experimentar novas abordagens. Com a rápida evolução tecnológica, os líderes devem estar familiarizados com as últimas tendências e serem capazes de aproveitar as ferramentas tecnológicas para melhorar a eficiência e a inovação”, explica a nossa entrevistada.

9. Gestão de equipas

Uma das funções de um líder é gerir a equipa que chefia, portanto, garante Susana Costa, “formar, desenvolver e liderar equipas eficazes é uma habilidade-chave. Isso envolve recrutar talentos, promover a colaboração e gerir conflitos”.

10. Integridade

A honestidade e a integridade são fundamentais para construir confiança, tanto internamente quanto externamente”, garante Susana Costa. Só assim os líderes conseguirão o respeito da sua equipa, que, desta forma, será também movida por essas mesmas características.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº285, março de 2024.