“Nasceste mesmo para isto. Contigo, a sala, o quarto e o roupeiro, fica tudo mais bonito! Tens mesmo jeito para organizar a casa. Devia contratar-te”. Quantas vezes já ouviu isto?
Dos pais, do namorado, dos amigos, das primas… Contudo nunca pensou que alguém pudesse realmente contratá-la para simplificar e organizar uma casa!
É verdade. Se tem paixão por organização, dicas de arrumação e de pôr a casa de amigos e familiares mais bonita; se fica horas no Ikea a ver tudo sobre planificação, os PAX e os produtos de arrumação e organização, então talvez seja o momento ideal para refletir se este não pode ser um caminho profissional a seguir.
Personal organizer, organizador profissional ou professional organizer é alguém que trabalha com a organização, ajudando o seu cliente a arrumar a sua casa e a sua vida, através de técnicas e métodos de organização.
O que saber antes de perseguir esta carreira
Como trabalhar com clientes
Pode ser uma profissional que trabalha para o cliente ou com o cliente, são as duas abordagens possíveis nesta área.
Se prefere organizar sem ter de acompanhar o cliente no processo de seleção, desapego e decisão, a primeira opção é a ideal. Se prefere acompanhar o cliente no mesmo processo e depois organizar a sua casa, a segunda será a que se encaixa melhor no seu perfil.
Áreas de atuação
Existem várias áreas de atuação, como a organização residencial, empresarial, digital, baby organizer, entre todas as especializações que pode imaginar.
Não precisa de decidir no primeiro dia com qual das áreas se identifica e quer trabalhar, pode testar abordar todas. Experimente!
É preciso certificação?
Para que tenha credibilidade no mercado, é importante fazer uma certificação de personal organizer, aprender as bases e ganhar as competências para iniciar o processo na organização profissional.
Recomendo que faça uma pesquisa das personal organizers que existem no mundo, para perceber com qual dos métodos se identifica mais para aplicar na casa dos seus clientes.
Há mercado em Portugal?
Após três anos de experiência, percebi que existe mercado. Existe também necessidade de fazer um grande e contínuo trabalho de divulgação para dar a conhecer a atividade ao mercado português, que ainda tem pouco conhecimento desta oferta de serviço.
Encontre o seu nicho, seja especialista na sua área e tenho a certeza que haverá mercado para si.
Como conseguir os primeiros clientes?
Com as ferramentas certas de comunicação e marketing, conseguirá divulgar os seus serviços e ter os primeiros clientes.
Como em qualquer negócio, se há necessidade detetada (casas desorganizadas) e solução para o problema (serviço de organização), apenas terá que comunicar para as pessoas certas a sua oferta (de forma irresistível).
Ser empreendedora
Esta será uma das grandes mudanças na sua vida. Se já é empreendedora estará preparada para iniciar uma carreira como personal organizer e ter um negócio próprio. Se trabalha por conta de outrem e quer ser responsável pelo seu próprio negócio, haverá uma grande mudança na sua vida.
Tenho a certeza que trará muitos benefícios, como a liberdade e gestão de tempo, das suas decisões, trabalhar em algo alinhado com o seu propósito, entre muitas outras. Claro que também haverá desafios, mas creio que se a organização for a sua paixão, conseguirá fazê-lo de forma bem sucedida.
Invista em si e na sua carreira. Existe todo um mundo de clientes que precisa de si para organizar casas, escritórios, armários e vidas.
Pense nas pessoas que poderá ajudar a transformar as suas vidas positivamente através da organização. Acredite, pois pode fazer a diferença. Para mais informações, aqui.
Formada em design gráfico, Rafaela Garcez dedica-se à organização profissional desde 2017. Fez a certificação em Nova Iorque com Marie Kondo e é uma das primeiras consultoras certificadas em Portugal. Desde então trabalha com clientes o método de organização japonês, transformando as suas casas e vidas. É uma das embaixadoras da Intercasa 2019.