Recomeçar, acrescentar ou apagar? Decida quem quer ser no próximo ano

No próximo ano, vai crescer, estagnar ou desaparecer? O poder de decisão é inteiramente seu e irá ditar a pessoa que deseja ser no próximo ano. A coach Mafalda Almeida explica tudo.

Por Dez. 13. 2022

Estamos na reta final deste ano. Atrevo-me a perguntar: está satisfeita com a qualidade das decisões (e os respetivos impactos) que tomou ao longo deste ano? De que forma essas decisões foram importantes para se aproximar ou afastar do que mais desejou para si?

Com isto quero dizer que, quando nos sentimos responsáveis pelas decisões que tomamos, pelo rumo que decidimos dar à nossa vida, e também pela forma como lidamos com as consequências da nossa tomada de decisão, conseguimos ter o poder sobre qualquer resultado que surja no futuro.

E assim pergunto: para o início do próximo ano, vai decidir recomeçar, acrescentar ou apagar? Que impacto é que a sua decisão pode trazer para os resultados que deseja obter? Será que essa decisão está alinhada com a pessoa que deseja ser no novo ano?

Se me permite, sugiro que essa pessoa seja, sem dúvida, uma melhor versão de si mesma relativamente a 2022. Vamos a isso?

Recomeçar significa decidir continuar em movimento, mas a partir de um outro ponto
Mafalda Almeida, coach

Perdoe-me por colocar tantas questões numa só crónica, mas eu sei que muitas vezes evitamos pensar a fundo no nosso futuro pois sabemos que, no fundo, é necessário fazermos algo de forma diferente. E sabemos que isso pode passar pelo desconforto de uma tomada de decisão mais radical.

Recomeçar significa decidir continuar em movimento, mas a partir de um outro ponto. Significa que aprendemos e que não queremos voltar a viver certas experiências.

E o que fazemos quando acrescentamos? Damos continuidade à nossa história. Decidimos seguir o mesmo alinhamento porque acreditamos que possa ser o melhor caminho. Acrescentamos ideias, pessoas, concretizações, sonhos. Acrescentamos mais ao que já somos.

O verbo “apagar” poderá significar que não aprendemos nada com o que passou, e se me permite, isso não é benéfico. Apagar, quando aplicado à nossa vida, não nos traz progresso.

No próximo ano, vamos crescer, estagnar ou desaparecer? Fica esta última questão. A boa notícia é que só depende de si.

Obrigada por estar desse lado, e que os próximos tempos sejam de enorme felicidade!

Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu siteInstagram e Facebook.