Carreira

4 passos para fortalecer a reputação (e obter melhores resultados)

O marketing pessoal é muito mais do que bom aspeto exterior. Saber vestir e calçar é sem dúvida importante no desenvolvimento da nossa marca pessoal e profissional, mas não chega. A concordância dessas competências com os nossos valores base é a chave para uma boa reputação.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
4 passos para fortalecer a reputação (e obter melhores resultados) 4 passos para fortalecer a reputação (e obter melhores resultados)
© rawpixel/ carolina carvalhal
Mafalda Almeida, coach
Escrito por
Out. 19, 2020

Hoje, dadas as circunstâncias que atravessamos, o mercado está muito competitivo, ainda mais do que estava na chamada “antiga normalidade”.

As empresas exigem ainda mais, o mercado também, as pessoas também. No seio de tanta exigência, é obrigatório trabalhar no nosso posicionamento: perante clientes, fornecedores, empregadores, líderes, chefes, colegas, família, amigos. E, perante nós mesmas também.

É aqui que entra a questão das nossas bases, raízes e valores. A nossa reputação conquista-se, ainda mais nos dias de hoje, através da concretização de planos, projetos e ideias e, por isso, sobretudo com resultados que comprovem essas ideias e planos. Mais do que “bem-falar”, há que “bem-mostar”.

Quem constrói expectativas e depois não trabalha no sentido de comprovar o que disse, com certeza que terminará com uma reputação um tanto ou quanto comprometida. Não só perante quem saiu defraudado, mas também perante si mesma.

A sensação de que “falhámos” é muito difícil de gerir. Muitas vezes compromete até a nossa autoestima, porque ficamos com a sensação de que não correspondemos ao esperado e que desiludimos alguém.

De que forma podemos fortalecer a nossa reputação?

1. Nunca prometer o que sabemos que não conseguimos cumprir.

2. Comunicar cada vez mais com todos os interlocutores envolvidos. Isto ajuda bastante na gestão das expectativas.

3. Oferecer sempre mais do que o esperado. Se alguém espera de si “X+Y”, atreva-se a dar “X+Y+Z”.

4. Não ter problemas nem preconceitos em mostrar os nossos bons resultados. Não numa perspetiva de petulância ou arrogância, mas sim porque o mercado e as pessoas precisam de inspiração, precisam de ver as conquistas dos seus pares para que muitas vezes a coragem apareça, ou como se diz “empurrãozinho extra”.

Tudo isto leva-me a perguntar, em jeito de reflexão final: De 0 a 10, quão satisfeita está com a reputação que está a desenvolver perante si mesma? Está satisfeita com o caminho que está a percorrer? Com a pessoa que é? Está a ser fiel aos seus valores base? Está a fugir deles e a fingir que não é grave?

É grave sim, porque desta forma os seus resultados ficarão aquém do esperado, muito porque não respeitarão as suas bases pessoais.

O que vamos mudar então? Conte-me tudo!

Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu siteInstagram e Facebook.

Últimos