Seja VIP e aprenda a potenciar os seus talentos e os de cada um

Como conseguimos implementar a nova visão do conceito VIP, Very Individual Person, na nossa realidade profissional? Mafalda Almeida, coach, deixa algumas sugestões.

Por Nov. 13. 2021

Recentemente tive a oportunidade de olhar para o conceito de VIP de uma outra forma. Este deixou de representar para mim o tradicional “Very Importante Person” (pessoa muito importante) para passar a significar “Very Individual Person” (pessoa muito individual). Isto ajuda a resumir bastantes conceitos que vou partilhando nas minhas crónicas.

De facto, qualquer que seja o contexto em que atuamos, todas somos diferentes, todas temos a nossa individualidade e autenticidade. Infelizmente, existem pessoas que desejam perder essa autenticidade, tornando-se uma cópia de outras pessoas.

Quando assim é, estamos a limitar o mundo de conhecer o nosso verdadeiro brilho e potencial. Estamos a limitar a nossa marca pessoal e profissional, e o nosso melhor desempenho.

Ora, ao adotar o novo conceito de VIP, estamos a assumir que todas (nós em primeiro lugar!) devemos ser tratadas com uma dose de empatia suficientemente grande que garanta um nível de aceitação relativamente ao potencial e às características das outras pessoas, que obviamente são diferentes de nós.

Ao entender este conceito “novo”, estamos a melhorar o nosso comportamento com as outras pessoas, connosco mesmas e estamos também a melhorar os resultados que vamos obter ao considerarmos que realmente as pessoas são individuais/ especiais à sua maneira.

Aceitamos as suas características, aprendemos a lidar com elas e, acima de tudo, a potenciar os talentos de cada um. Faz sentido para si?

Não se esqueça nunca que é a pessoa mais importante da sua vida
Mafalda Almeida, coach

Como implementar o conceito VIP na realidade profissional

Se deseja ser VIP, então trate as outras pessoas como VIP também. Entenda que cada pessoa com quem se cruza no seu dia a dia tem a sua individualidade, as suas necessidades e experiências.

Se não estamos constantemente a aprender e a desafiar as nossas capacidades, estagnamos, e isso não é ser VIP. Trabalhe todos os dias no sentido de retirar a máxima aprendizagem das experiências que vai tendo e não se esqueça de ler, estudar, absorver as novidades sobre os temas que lhe pareçam interessantes e pertinentes para a sua marca pessoal e profissional.

Recorde o conceito original de VIP (very importante person) e aplique-o a si mesma. Não se esqueça que é a pessoa mais importante da sua vida. Os seus filhos, família, amigos, a sociedade, precisam de si no seu melhor, e isso só acontece quando nos permitimos ser a nossa principal prioridade.

Não esqueça: quem atua num mundo de negócios (todas nós, cada um à sua maneira) deverá “entender de pessoas”.

Dê sempre mais do que os outros estão à espera. Surpreenda. Seja VIP na atitude e faça com que as outras pessoas se sintam VIP. Se queremos implementar a mudança, essa mudança deverá partir de nós.

O que lhe parece tudo isto?

Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu siteInstagram e Facebook.

Mais sobre especialista , pessoas