Quem segue a minha carreira como coach e formadora sabe que gosto bastante de trabalhar com acrónimos. E quanto mais inspirados, em palavras que nos tragam alguma força, melhor. Simplifica o entendimento e facilita a memorização.
Hoje gostava de lhe falar não de uma fórmula mágica para o sucesso (nunca espere isso de mim!), mas sim sobre regras que a possam ajudar a atingir o que mais deseja no âmbito profissional.
Rejeito completamente a ideia de que o sucesso é um acaso, que cai do céu ou é uma questão de sorte. E tenho uma má notícia para si: também não existe nenhum comprimido milagroso que nos traga sucesso no dia seguinte e para sempre (era tão bom!).
Muitas vezes desculpamos os nossos medos e a nossa inércia com a “sorte” ou o “fator C” (a chamada cunha) que não tivemos. E como não somos sortudas nem temos amigos ou pais ricos, desistimos dos nossos sonhos e do que realmente merecemos e procuramos profissionalmente.
Saber lidar com essa frustração construída pela nossa cabeça pode parecer mais fácil a curto prazo porque nos ilude, mas com certeza que nos vai trazer muitas tristezas a longo prazo.
O que acontece quando olharmos para trás, no final da nossa vida, e verificarmos que não fizemos o suficiente para que o resultado fosse outro? Pense nisso…
Sugiro então que sejamos todas START (começar, em Inglês). E porquê? Porque se olharmos para cada dia como um (re)começo, provavelmente a nossa energia será outra, a nossa capacidade de aceitação também, a nossa entrega, a nossa esperança. A atitude muda e aumentamos bastante a nossa capacidade para alterar os resultados que podemos obter no futuro.
Como utilizar então a sabedoria START para facilitarmos o nosso sucesso (principalmente) no âmbito profissional?
Regras para usar a sabedoria START
1. Sabedoria interior
Nunca esqueça quais são os seus valores fundamentais. Não esqueça também de escutar a sua intuição. Se o nosso contexto profissional for desenrolado de acordo com as nossas bases, acredite que o sucesso acabará por vir, juntamente com a sensação de que “estamos a fazer o que é certo para nós”.
2. Trabalho
Volto a dizer: não vamos acreditar em comprimidos milagrosos de sucesso, nem em sorte, nem em nada que possa justificar a nossa inércia. Vamos acreditar que com trabalho e dedicação conseguiremos o que queremos.
Há que olhar para o conceito de “trabalho” como uma oportunidade para evoluir, para aprender. Trabalhar numa melhor versão profissional não é algo que se consiga do dia para a noite.
3. Amor-próprio
Este ponto tem muito que ver com o primeiro. A verdade é que tanto na vida pessoal como profissional, ter consciência do que valemos, das nossas capacidades, dos nossos pontos fortes, leva-nos longe.
Quando sabemos o que valemos, as nossas atitudes vão comprovar isso mesmo.
4. Resiliência
Trabalho e resiliência são duas componentes da mesma equação. Se procura o sucesso, deverá saber que ele não se esconde atrás da porta da sua casa.
O músculo da resiliência é sempre colocado à prova, bem como a nossa fé em nós mesmas, nas nossas capacidades.
5. Transformação
Estarmos recetivas à transformação. Sabermos que só quando existe mudança é que existem resultados novos é a atitude certa para conseguirmos chegar mais longe.
Todos os dias, as oportunidades vão colocar à prova esta nossa atitude e recetividade ao que é diferente. Transformar intenções em atitudes. Transformar os medos em razões para dar o próximo passo.
Acredito que após a leitura desta crónica, possa ficar um pouco “desiludida”, mas tudo depende da forma como decidimos olhar para os desafios.
Que o trabalho não assuste e seja saudável. Que a mudança nos aproxime da nossa melhor versão e dos nossos resultados mais ambiciosos. Não tenha medo de viver, de correr atrás do que realmente merece.
Aceita o desafio de ser START?
Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu site, Instagram e Facebook.