Está em teletrabalho? Saiba como ser mais produtiva em casa
Trabalhar em casa pode ser um grande desafio à concentração e foco. Temos muitas distrações que nos podem tornar menos produtivas e levar à falta de motivação. Mas há solução para quem está em teletrabalho.
Ser produtiva e organizada em casa não depende só de ter uma casa arrumada. A organização vem de dentro também. É, no fundo, criar leveza em tudo o que fazemos.
Por isso, recomendo experimentar os seguinte passos para que seja bem sucedida nesta tarefa.
Como ser mais produtiva em teletrabalho
Criar uma rotina matinal
Antes de começar a trabalhar é importante que crie uma rotina matinal.
Acordar e fazer exercícios de meditação, respiração ou de visualização ajudam-nos a conectar connosco e a preparar um dia mais consciente.
Depois deste momento de iniciação do dia, tome banho, vista-se e tome um pequeno-almoço nutritivo. Aquilo que comemos tem um enorme impacto na nossa concentração e disposição.
Definir objetivos do dia
Antes de começar a trabalhar, aponte os principais objetivos e as prioridades do dia. Recomendo começar sempre pela tarefa mais difícil/desafiadora para que depois tenha a sensação de concretização e mais motivação para terminar as restantes.
Costumo fazer uma lista com objetivos práticos, como por exemplo escrever um artigo ou ir ao supermercado, e outra lista com objetivos emocionais, tais como sentir-me em paz ou estar presente, conforme o dia.
Consulto as listas durante as minhas pausas para não me esquecer do mais importante. No final, quando termino as listas, penso já nas tarefas do dia seguinte.
Ter uma agenda
É uma das decisões fundamentais para aumentar a nossa produtividade. Comigo resulta muito bem dividir o meu dia em blocos de tempo.
Se de manhã é o momento em que somos mais produtivas, talvez seja o bloco ideal para fazermos tarefas de foco e concentração.
Se à tarde somos menos produtivas, talvez o possamos aproveitar para responder a e-mails e ter reuniões ou encontros sociais.
Pausas e descanso
Todo o guerreiro merece o seu descanso. As pausas são tão importantes como os momentos de trabalho.
Pôr alarmes ou definir horas para fazer as nossas pausas é algo que sugiro, para não nos esquecermos de parar. Aproveite para alongar, comer algo saudável, beber água ou chá, seja o que for e que fizer sentido para si.
Olhe em volta, desfrute da sua casa. Se ela estiver organizada e bonita, conseguirá ainda mais usufruir destes momentos de descanso.
Um espaço de trabalho organizado
O ambiente onde trabalhamos tem também um impacto gigante na nossa produtividade. Menos distrações, mais foco.
Além de ser importante termos um espaço de trabalho definido para o efeito — em vez de ser na mesa da cozinha ou numa mesinha pouco funcional no quarto —, decida mantê-lo sempre organizado. Seja antes de começar ou no final do trabalho, organize e devolva os objetos soltos ao seu local.
Em muitas das minhas sessões do método konmari, em casa de clientes, o escritório e a secretária são sempre os espaços que temos em atenção e que, depois da sessão, se tornam muito mais levem e produtivos!
Formada em design gráfico, Rafaela Garcez dedica-se à organização profissional desde 2017. Fez a certificação em Nova Iorque com Marie Kondo e é uma das primeiras consultoras certificadas em Portugal. Desde então trabalha com clientes o método de organização japonês, transformando as suas casas e vidas.