Sente-se insatisfeita com a sua escolha profissional e não sabe porquê? Quer mudar, mas não sabe por onde começar e que ocupação seria mais adequada para si? De acordo com Joana Areias, coach e autora do livro Tu Consegues!, o pior que pode fazer é “ficar refém daquilo que o mercado de trabalho lhe impõe”.
Joana Areias, tal como a maioria das pessoas, também não acertou à primeira: “Durante muito tempo não sabia o que é que queria fazer profissionalmente”.
Começou por trabalhar como fisioterapeuta, por ser uma ocupação onde podia ajudar outras pessoas. No entanto, apercebeu-se cedo que não se sentia realizada naquela profissão e que precisava de mudar para um emprego de sonho.
Para isso, pesquisou até encontrar uma alternativa que a satisfizesse mais e que lhe permitisse continuar a auxiliar terceiros. Então, “depois de muito estudo e trabalho”, tornou-se Life Purpose Coach.
Atualmente, ajuda outros a descobrirem a atividade profissional dos seus sonhos e a “fazerem a transição sem comprometerem a sua estabilidade financeira.” Saiba como também o pode fazer, por si própria.
4 passos para encontrar o trabalho de sonho
1. Defina o seu propósito de vida
Faça um exercício: pense naquilo que a apaixona fazer, se é uma atividade que está alinhada com os seus valores e talentos.
Segundo Joana Areias, “é importante fazermos algo que tenha significado, que nos faça sentir úteis e que acrescente valor às pessoas que nos rodeiam e ao mundo.”
2. Escolha o(s) veículo(s)
Opte por uma profissão que, naquele momento da sua vida, a preencha. “Se o seu propósito de vida for fazer crianças sorrir, o seu veículo tanto pode ser assistente social como ser palhaço de circo”, exemplifica a coach.
3. Assegure um contexto favorável
Uma vez encontrado o emprego de sonho, garanta que lhe oferece as condições para ter uma qualidade de vida melhor do que aquela que já tem.
“Muitas vezes as questões contextuais minam a nossa satisfação e fazem-nos questionar o nosso propósito”, esclarece.
4. Torne-se a melhor profissional
Não cometa o erro de largar logo o seu emprego pela profissão que quer. Isso comprometerá, seriamente, a sua estabilidade financeira. Primeiro, dedique-se a afinar as suas competências técnicas.
“Numa fase inicial terá de esforçar-se muito, trabalhar gratuitamente, receber feedback negativo e positivo para poder evoluir”, conclui a especialista.