A revolução #Cleantok
Produtos de limpeza milagrosos, ferramentas que facilitam o trabalho doméstico, receitas naturais antigas que apagam qualquer vestígio de sujidade… O #Cleantok transformou as donas de casa em verdadeiras trendsetters.
No ano passado, a comunidade do TikTok recebeu de braços abertos e dedicou-se a sério ao #CleanTok. Todos – de profissionais de limpeza experientes a novatos nestas lides – aproveitaram o buzz criado pela famosa rede social para trocarem truques úteis e mezinhas infalíveis, partilharem transformações surpreendentes, com antes e depois de ficar com os olhos esbugalhados, e descobrirem as melhores recomendações de produtos de limpeza na famosa plataforma.
De acordo com dados partilhados pelo próprio TikTok, o hashtag #CleanTok foi visualizado, em 2023, quase 98,5 mil milhões de vezes, provando que os CleanTokers conseguiram transformar o que era uma tarefa árdua num hobby terapêutico para várias pessoas em todo o mundo.
A origem da limpeza
Mas o que impulsionou esta tendência? Há várias teorias… Alguns sugerem que o aumento do tempo passado em casa por causa da covid-19 pode ter levado as pessoas a focarem-se mais na limpeza e organização das suas casas. Outros apontam para a crescente consciência ambiental, com os CleanTokers sempre à procura de soluções de limpeza mais naturais e sustentáveis.
Aliás, ingredientes comuns, como o bicarbonato de sódio e o vinagre, estão na base de muitos dos truques desta nova geração de donos de casa que usam a dupla para limpar fornos, desentupir canos ou remover maus odores da máquina de lavar a roupa.
Independentemente dos motivos por trás da tendência, o #CleanTok está a deixar a sua marca na cultura e no estilo de vida contemporâneo – nos jantares de amigos, já ninguém quer ir espreitar as novas carteiras de marca ao closet, mas sim ver o armário dos produtos de limpeza carregado de Scrub Daddy, Damp Duster e The Pink Stuff !
Os vídeos virais não oferecem apenas dicas práticas de limpeza, mas também inspiram uma nova abordagem em relação às lides domésticas. De acordo com a psicologia, a nossa casa é uma extensão de nós próprios e fornece uma série de pistas psicológicas importantes sobre o nosso humor, características e processos mentais. Ou seja, se limparmos a nossa casa, estamos literalmente a limparmo- nos a nós próprios, a arrumar a nossa cabeça e as nossas emoções.
A limpeza já não é vista como uma tarefa árdua, mas como uma oportunidade de transformar e revitalizar o ambiente em que vivemos.
Uma grande comunidade
Mas o #CleanTok não se resume a produtos de limpeza e truques de organização. Este movimento também ‘fala’ de comunidade e conexão. Afinal de contas, graças a este ímpeto para limpar, pessoas de todas as idades e origens partilham diariamente no TikTok as suas experiências e perspetivas, criando uma rede global de entusiastas da limpeza.
Influenciadores proeminentes, os cleanfluencers, partilham as suas dicas favoritas e truques testados e aprovados, enquanto membros comuns da comunidade encontram inspiração e motivação para manter as suas casas impecáveis. Que levante o braço quem nunca sentiu uma vontade repentina de limpar a fundo a casa depois de ver um vídeo da @vanessa_ amaro_ ou da @cleanmama…
@thecleanmama Want more cleaning inspiration on your feed? Hit that follow button. And don’t forget to like and share if you enjoyed this video. #cleaning ♬ original sound – Clean Mama
À medida que o #CleanTok cresce e evolui, surge a questão do seu futuro. Será que a tendência continuará a ganhar força ou será substituída por algo novo? E que áreas de limpeza e organização ainda não foram exploradas e podem tornar-se o próximo grande foco da comunidade do TikTok?
Independentemente do que o futuro reserva, uma coisa é certa, o #CleanTok provou que a limpeza pode ser muito mais do que uma obrigação doméstica. É uma fonte de inspiração, comunidade e, acima de tudo, diversão.
As estrelas da companhia
De pastas mágicas que apagam qualquer tipo de mancha a aspiradores portáteis que dão uma nova vida a sofás sujos, estes são alguns dos produtos e acessórios de limpeza mais famosos do TikTok.