Sabia que a jardinagem traz benefícios para a saúde física e mental e consta numa das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)? E que 30 minutos a jardinar ao ar livre diminui os níveis de cortisol, a hormona causadora do stresse?
Sentimo-nos melhor, com mais autoestima e sentimento de dever cumprido depois das tarefas da jardinagem, um efeito que é potenciado pelo contacto direto com a Natureza.
A ligação que temos com a terra é tão, mas tão antiga, que acaba por fazer parte de nós. Esta é uma atividade que para além de embelezar a nossa casa, é terapêutico e uma ótima atividade para os tempos livres.
Dedique-se com mais afinco a este hobby com a ajuda de alguns itens imprescindíveis.
7 acessórios essenciais à prática da jardinagem
Pá
É uma ferramenta com cabo curto com um bico na extremidade. É utilizada para pequenas mudas de vasos ou canteiros.
Ancinho
É composto por um cabo preso a uma travessa dentada, geralmente de metal. É utilizado para recolher folhas, relva solta, palha e feno e até para preparar a terra para o plantio.
Cultivador
Esta ferramenta é utilizada para preparar o solo antes da plantação, uma vez que possibilita o alcance de raízes profundas e, assim, ajuda a retirar eventuais ervas daninhas que possam existir.
Regador
Este acessório serve para regar as plantas. Cada planta tem uma necessidade de irrigação diferente, que varia também consoante a estação do ano.
Borrifador
Para tentar aumentar a humidade do ar, baixar a temperatura ambiente ou regar as plantas de forma alternativa é muito usual borrifar as plantas.
Tesoura de podar
A poda é o ato de retirar parte de plantas, arbustos e árvores, cortando-se assim ramos inúteis para favorecer o crescimento das plantas.
Luvas
Para se proteger e manusear as plantas de forma mais confortável.
Sem acessórios não há jardinagem, certo? Veja a lista de acessórios de jardinagem indispensáveis que selecionámos para si.