Os dias frios estão a chegar e a vontade de ficar em casa a ver uma série ou a ler um livro cresce. No entanto, por vezes precisamos de auxílio para conseguir um ambiente confortável e quente.
É aqui que entram os aquecedores, que podem ser portáteis ou não. É verdade que cada espaço tem necessidades de aquecimento diferentes, por isso, mostramos-lhe seis opções de aquecedores para que possa escolher a melhor opção para si. Ora veja.
6 tipos de aquecedores e as suas características
1. Termoventiladores
Na verdade, existem dois tipos de termoventiladores: os que têm resistências elétricas ou cerâmicas.
Por terem ventoinhas, aquecem a casa com rapidez mas são um pouco ruidosos. Se possível, opte por um modelo que permita controlar a temperatura.
2. Termoventilador de parede
Sim, é possível colocar um termoventilador na parede! Assim, consegue poupar espaço e controlar a temperatura com facilidade.
A melhor parte? A maior parte deste tipo de aquecedores vem com um comando, para que possa controlar o eletrodoméstico à distância.
3. Aquecedor a halogéneo
Tal como as ventoinhas, este aquecedor irradia calor a quem está próximo do mesmo. No entanto, e apesar de ser silencioso, não permite controlar a temperatura.
4. Aquecedor a óleo
Apesar de serem silenciosos e emitirem calor mesmo depois de desligados, os aquecedores a óleo demoram a aquecer e não permitem regular a temperatura.
Como funcionam? Resumidamente, estes contêm resistências que aquecem o óleo numa estrutura metálica. Esta, ao entrar em contacto com o ar, transmite calor.
5. Aquecedores convectores
Existem dois tipos de aquecedores convectores: com ou sem ventoinha. Todos têm resistências na parte inferior, que aquecem o ar.
Os que têm ventoinha aquecem a casa mais rápido, contudo, podem ser mais ruidosos.
6. Emissores de calor
Este tipo de aquecedores emitem calor a partir de uma resistência, permitem controlar a temperatura com exatidão e libertam calor mesmo depois de desligados.
Todavia, podem ser lentos ao aquecer as divisões.
A saber
• Durante o dia, mantenha os persianas abertas. Quando o sol descer, feche as mesmas para manter o calor dentro de casa. Assim, evita perdas térmicas.
• Se possível, tenha cortinados e carpetes nas divisões onde vai colocar um aquecedor. Estes ajudam a isolar o frio e a manter a temperatura nos espaços.
• Feche sempre as portas e janelas quando tiver o aquecedor ligado.
• Evite deixar o aquecedor ligado por muito tempo;