A opção de arrendar um apartamento tem conquistado cada vez mais pessoas. Acima de tudo, porque tem várias vantagens: poupa-se algum dinheiro, quando comparado com o que se gasta na compra de um imóvel; e proporciona flexibilidade, permitindo mudar de habitação e de área de residência. Isto, claro, conforme a elasticidade do orçamento.
Ainda assim, apesar de ser menos burocrático do que o investimento num imóvel, o processo de arrendamento pode levantar as suas dúvidas.
Antes de fechar o negócio, informe-se bem sobre a casa que pretende arrendar, a localização, e, sobretudo, as condições do contrato.
O que tem de saber antes de arrendar um apartamento
Liste as suas necessidades
1. Comece por estabelecer o orçamento. A regra diz que não devemos exceder 35% do nosso rendimento;
2. Escreva num papel o que procura no apartamento que quer arrendar. Por exemplo: o número de quartos que precisa; se está equipado com eletrodomésticos; se é mobilado ou não; se a localização é boa (bairro seguro com pouco ruído, bons acessos, mercearias, cafés e farmácias); se tem um jardim ou parque nas proximidades; se há creches e/ou escolas no bairro;
3. Hierarquize os pontos de acordo com as suas necessidades e procure por casas tendo isso em atenção;
4. Não ceda na segurança, nem no orçamento;
5. Selecione os apartamentos que reúnam o máximo de pontos positivos e agende as visitas durante o dia. Ver a casa com boa luz permite-lhe saber a sua disposição solar, se foi remodelada ou pintada, e se a canalização e o sistema elétrico estão a funcionar corretamente;
6. Anote tudo o que precisar de arranjo ou que possa usar para negociar o valor da renda.
Faça as perguntas certas antes de arrendar um apartamento
Questões a colocar ao seu potencial senhorio
• Qual é o valor da caução?
• Tenho de pagar quantos meses adiantados?
• Preciso de um fiador para assinar contrato?
• Posso decorar os espaços e furar as paredes como entender?
• É permitido ter animais?
• O imóvel tem lugar de estacionamento? Se sim, está incluído ou é pago à parte?
• Os consumos domésticos (a água, a eletricidade e o gás) estão compreendidos no preço do arrendamento do imóvel?
• Posso ser penalizada se quiser rescindir o contrato antes de tempo?
Pergunte sempre se pode, ou não, decorar a casa a seu gosto.
Peça todos os documentos e comprovativos
Deve solicitar ao senhorio a Caderneta Predial atualizada e a Certidão do Registo Predial do teor da descrição e de todas as inscrições em vigor. E ainda pode pedir a licença de utilização e o certificado energético.
O contrato escrito deve incluir a seguinte informação: identificação do senhorio e do arrendatário, o valor da renda, o prazo do contrato, o regime de atualização da renda, os dados relativos ao imóvel e a data da assinatura.
Sempre que pagar as rendas deve receber um recibo como comprovativo da transação, não só como salvaguarda, mas também para poder deduzir parte desse valor no IRS.