Como aproveitar o espaço de casas de banho pequenas em 7 passos
Estreitas, apertadas e muitas vezes repletas de produtos, as casas de banho pequenas são um desafio para a maioria das pessoas. Aprenda a aproveitar o espaço disponível.
Nas casas das principais cidades do País, o espaço, ou neste caso a falta dele, faz-se sentir essencialmente nas casas de banho. Além de negligenciadas, são muitas vezes deixadas para segundo plano por não serem uma das divisões onde convivemos. Porém, é um dos espaços mais usados, quer seja por si ou por convidados que possa vir a receber em casa.
Para alguns, o gesto de olhar para um espaço e perceber o que é possível fazer é natural, outros precisam de aprender. Mas não é impossível, basta ter alguma paciência e seguir os nossos conselhos.
7 passos para aproveitar o espaço de casas de banho pequenas
Arrume sempre
Ao manter todos os produtos arrumados e organizados, o espaço irá sempre parecer maior. Toalhas espalhadas, champôs ou cremes fora do lugar e até uma simples escova de dentes no lavatório podem ser elementos que vão diminuir ainda mais o tamanho da área.
Tire medidas
Antes de começar a comprar sistemas de arrumação, meça detalhadamente a sua casa de banho e aproveite todos os centímetros. Desta forma, será impossível errar com aquilo que escolher.
Aposte em cores claras
Além de absorvem a luz, as cores escuras tornam os espaços pequenos, já as cores claras transmitem luminosidade. Pode optar também por materiais transparentes ou ligeiramente opacos, visto que ajudam o espaço a parecer mais leve.
Opte por arrumação vertical
Na maioria das casas de banho, é comum ver-se armários apoiados no chão ou localizados ao longo dos lavatórios. Porém, quando o espaço aperta a arrumação deve subir. Use as paredes para fixar prateleiras ou opte por louça suspensa para transmitir uma sensação de leveza.
Os espelhos são seus amigos
Não é comum ter uma parede espelhada ao longo de toda a casa de banho, mas em espaços pequenos isto irá dar a ilusão de que tem o dobro do tamanho. Para quem não gosta de paredes espelhadas, opte por um espelho grande por cima do lavatório.
Escolha uma cabine
Em casas de banho pequenas, optar por banheira em vez de uma cabine de duche é um erro que não se pode dar ao luxo de cometer. Num espaço que já é demasiado apertado é fundamental rentabilizar todos os metros quadrados.
Opte por uma porta de correr
Por vezes, escolher uma porta de correr pode ser uma excelente opção para quem tem uma casa de banho pequena. Se preferir uma porta normal, veja se é possível a porta abrir para o exterior da divisão.
Pequenas e organizadas
As casas de banho em ponto pequeno nunca mais serão um problema com a ajuda destes aliados.