O movimento da Arquitetura Moderna arrancou no século XX e prevaleceu até à Segunda Guerra Mundial. Caracteriza-se por um estilo prático e funcional, com a conjugação de diferentes materiais como o aço, o vidro ou a madeira.
Apesar de outros movimentos de design pós-modernistas terem feito sucesso, o modernismo continua presente em todo o mundo. Aliás, conta inclusive com uma organização internacional que se dedica em exclusivo à sua documentação e preservação – a Docomomo.
Acredita-se que o futuro da arquitetura modernista passa por ajudar a criar cidades mais sustentáveis. No que ao design diz respeito, o resultado são fachadas e construções que quase se fundem com o ambiente. Quanto à funcionalidade, tudo é pensado para ser mais sustentável e para reduzir o consumo de energia, desde a iluminação aos jardins interiores.
Deixe-se inspirar pelas mais bonitas casas modernas, em Portugal e no mundo, e faça uso da hashtag #housegoals à vontade.
22 casas modernas e inspiradoras
Em Portugal
A famosa casa de férias em Melides, da autoria do arquiteto Pedro Reis, e a casa pentagonal em Ourém, da Filipe Saraiva Arquitectos, são dois exemplos recentes de arquitetura moderna em território português. Mas há mais.
No mundo
Do Brasil, com construções de Arthur Casas, ao México, com a icónica Casa Monterrey, do arquiteto japonês Tadao Ando, os exemplos do modernismo estão espalhados um pouco por todo o mundo.
Fonte: Docomomo: Arch20
Gosta de casas modernas? Descubra ainda 30 ideias de decoração para tornar a sua casa de banho mais bonita.