Transforme o seu lar num refúgio com estes cheirinhos para a casa
Lavar a roupa ou acender uma vela prometem deixar de ser apenas tarefas rotineiras. São, pelo contrário, experiências de bem-estar, elevadas a um patamar de luxo, com produtos à altura. Eis as nossas sugestões de cheirinhos para a casa.
Ainda há não muito tempo, a nossa casa era mais do que um simples conjunto de divisões. Era também um refúgio (além de restaurante, cinema, cabeleireiro, padaria e tantas outras coisas), embora não por vontade, mas por obrigação. A pandemia prendeu-nos no nosso lar por um longo período e, exatamente por isso, foi perdendo o encantamento que sempre teve.
Porém, graças a uma preocupação crescente com o conforto e bem-estar, este espaço tem voltado a ganhar, nos últimos meses, o destaque que sempre mereceu. Não é uma surpresa, desta forma, que o queiramos tornar uma espécie de templo pessoal, em que não só a decoração reflete a nossa personalidade e gostos, como a limpeza é imaculada e a fragrância que paira no ar nos faz sentir tranquilos e relaxados.
Foi assim que produtos como detergentes para a roupa e louça, brumas perfumadas ou difusores deixaram de ser vistos como meros itens de limpeza e cuidado, e passaram a ocupar não apenas as estantes dos supermercados como as de marcas de nicho, que os elevaram ao patamar seguinte com a ajuda de renomados perfumistas, nomeadamente Francis Kurkdjian, Anne-Sophie Behaghel ou Olivier Pescheux, que estiveram por trás do processo criativo de alguns artigos de limpeza.
Sim, apesar de, para muitos, o conceito de glamorizar a despensa poder parecer, mais do que extravagante e supérfluo, impossível, a verdade é que têm surgido várias linhas de luxo pensadas especificamente para a casa, numa tentativa de romantizar as tarefas domésticas, tornando-as numa experiência única e desejada, sem que seja um fardo.
Meter o nariz onde é chamado
Mas não é o único objetivo. Da mesma forma que vemos uma massagem, um banho de sais ou a simples esfoliação e posterior aplicação de um creme no corpo como gestos de autocuidado, tratar da roupa ou acender uma vela tornaram-se práticas de bem-estar, devido, em especial, ao poder do aroma.
O olfato é o sentido que mais está conectado às emoções e memórias, despertando sensações de tranquilidade e aconchego, contribuindo, assim, para a saúde mental. Afinal, uma casa bem perfumada, além de limpa e organizada, pode ajudar-nos a conseguir relaxar e a dar valor aos pequenos pormenores, como adormecer numa cama acabada de fazer ou ler um livro no sofá, com um difusor de aromas ou uma vela acesa. E, afinal, é assim que nos sentimos verdadeiramente em casa.
Um aroma para cada momento
Existe um sem-número de cheirinhos para a casa que tornam o momento da escolha especialmente difícil. Por isso, descomplicamos a tarefa, mostrando-lhe qual o tipo de produto mais adequado para cada ambiente e as suas características.
Velas
São talvez, as preferidas ou as que reúnem mais fãs e percebe-se porquê: o seu aroma, agradável e confortável, é duradouro e acaba por fazer parte do ritual de autocuidado de muitos adeptos. Para que a sua fragrância se prolongue ainda mais no tempo, é importante deixá-la longe de fontes de luz e calor e procurar queimar toda a superfície na primeira utilização. Só assim conseguirá aproveitar toda a cera de modo uniforme.
Ambientadores em spray
Graças aos ingredientes habitualmente utilizados, como o jasmim, o algodão, a lavanda e os citrinos conferem um ambiente fresco e acolhedor, sem que se torne pesado. De forma a tirar o máximo proveito da sua experiência sensorial, deve aplicá-los depois de limpar e arejar a casa.
Difusores
Contrariamente aos métodos anteriores, que, por serem mais suaves, se tornam mais adequados a divisões pequenas e aos quartos, os difusores são ideais para a cozinha ou sala de jantar, além da casa de banho e zonas de passagem, como corredores, dada a sua intensidade e constância.
Fragrância para a roupa
Aromatizar diretamente os lençóis, cortinas ou toalhas é também uma opção. Contudo, deve certificar de que os ‣ Fragrância para a roupa: Aromatizar diretamente os lençóis, cortinas ou toalhas é também uma opção. Contudo, deve certificar de que os produtos são adequados a estes têxteis, de forma a evitar reações alérgicas ao entrar em contacto com a pele., de forma a evitar reações alérgicas ao entrar em contacto com a pele.