Caso fizéssemos uma lista com as coisas mais irritantes do mundo, estaria, certamente, nos tópicos iniciais, as moscas da fruta. Estes pequenos insetos, muitas vezes confundidos com mosquitos, dado o seu tamanho, apoderam-se da nossa fruteira nas estações mais quentes e não as largam até novembro.
Ou seja, temos mais um par de meses para nos continuarmos a defender desta praga, que gosta bastante de climas tropicais e subtropicais (como o nosso), ambientes húmidos e, claro, fruta madura.
É nas maçãs, pêras, ameixas, pêssegos ou kiwis – os seus alimentos preferidos – que frequentemente as encontramos, em especial, quando adiamos demasiado o momento de os comer. Por isso, devemos colocar-nos na frente de combate com uma arma poderosa chamada prevenção.
Sim, impedir que a fruta amadureça demasiado é um bom primeiro passo para afastar estes insetos. Guarde a totalidade ou parte dela no frigorífico, uma vez que o frio impede que apodreça tão rapidamente e por ser um local fechado.
Como eliminar as moscas da fruta
Além de não deixar a fruta amadurecer demasiado, manter a cozinha limpa faz parte dos cuidados que deve ter para afastar estes insetos. Porém, não é suficiente. Com a rapidez com que se reproduzem, precisa de dar um passo extra. Isso inclui preparar algumas “armadilhas”.
Ter plantas aromáticas
Muitas vezes compramos o manjericão ou louro já seco, prontos a dar sabor aos nossos pratos. No entanto, quando são frescos, o seu aroma mantém as moscas da fruta longe. Por isso, pondere ter junto à fruteira uns vasos com plantas aromáticas.
Não descarte as rolhas de cortiça
Uma vez que as rolhas de cortiça absorvem a humidade e os moscas gostam de ambiente húmidos, tem apenas de juntar 1+1. O resultado é uma fruteira sem insetos.
Não se esqueça as cortar ao meio e colocar na fruteira, entre as várias peças de fruta, para afastar as moscas.
View this post on Instagram
Misturar frutas cítricas e cravo-da-índia
Comprar um inseticida é uma das soluções possíveis para resolver esta situação. Mas porquê usar químicos quando podemos fazer um natural, com ingredientes que temos frequentemente em casa?
Junte rodelas de limão e laranja a alguns cravos-da-índia e leve-os ao microondas por uns segundos. A fragrância que emana deixará os insetos afastados por mais tempo.
O clássico vinagre de sidra
Por falar em itens que costumamos ter por casa: o vinagre de sidra é outra opção para se ver livre desta praga.
Tem apenas de colocar um pouco de vinagre num recipiente ou garrafa de água e cobri-lo, depois, com película aderente ou a tampa. Faça um furo e deixe-o ao lado da fruta.
As moscas serão atraídas pelo aroma frutado do vinagre de sidra e entrar no recipiente, sem conseguir sair.
Se aquecer, durante cerca de 10 segundos, no microondas, vai ajudar a libertar os aromas que atraem estes insetos. O mesmo funciona com vinho ou tequila.