Casa

Como plantar um caroço de abacate em casa em 6 passos

Já alguma vez pensou em plantar abacate em vaso? Esta planta é mais fácil de germinar do que imagina. Veja o passo a passo para crescer um abacateiro em casa.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Como plantar um caroço de abacate em casa em 6 passos Como plantar um caroço de abacate em casa em 6 passos
© Getty Images
Marta Rebelo da Silva
Escrito por
Jun. 24, 2021

O abacate foi, durante muito tempo, considerado um vilão da alimentação, uma vez que era visto como uma fruta gordurosa e calórica. No entanto, hoje em dia já sabemos que as gorduras do abacate, mesmo sendo efetivamente calóricas, são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no nosso organismo.

Para além disso, podem atuar de forma a prevenir doenças cardíacas e até mesmo o cancro.

As necessidades de um abacateiro

O abacateiro é uma planta subtropical que cresce em temperaturas quentes. Esta árvore pode chegar a ter entre 12 a 24 metros de altura.

Quer uma dica? Não o plante num local sujeito a ventos muito fortes, pois o vento danifica os frutos e as flores, além de poder partir os ramos ou o tronco. O melhor local para crescer a planta é sob a sombra de outra árvore ou próximo a uma área construída (tenha em conta o lado de onde vem o vento).

O abacate deve ser plantado na primavera em vasos com um diâmetro de 9 a 15 cm, nos quais deve ter furos no fundo para drenar o excesso de água. Tenha em conta que os abacates exigem pouca luz. A luz solar direta pode causar queimaduras nas folhas.

Depois do primeiro ano, fertilize o abacateiro quatro vezes por ano (as árvores jovens não devem ser fertilizadas). Utilize em proporções iguais nitrogénio, fósforo e potássio. Se tiver uma árvore adulta que não dá abacates, utilize fertilizantes de nitrogénio no final do inverno e no início do verão.

Como plantar abacate em vaso passo a passo

1. Tire o caroço do abacate

Abra o abacate com especial cuidado para não danificar o caroço (faça um corte na longitudinal do abacate com cerca de 1,5 cm de profundidade e gire as duas metades do abacate para abrir a fruta e conseguir, assim, chegar ao caroço).

2. Limpe o caroço

Depois de tirá-lo do abacate, limpe-o. Nesta fase, tenha cuidado para não retirar a casca castanha do caroço do abacate, porque caso isso aconteça, as hipóteses deste germinar serão muito menores.

3. Espete palitos no caroço do abacate

Depois do passo anterior, deve inserir três a quatro palitos para fazerem de suporte ao caroço, mantendo-o à superfície do copo de água. O caroço do abacate deve ficar parcialmente submerso na água e virado com a maior e mais estreita ponta para cima.

A água do copo deve ser renovada a cada dois dias, para garantir que o caroço germina e, assim, comecem a aparecer passados poucos dias algumas raízes e, posteriormente, a crescer um caule. Deixe o vaso com a semente num local com uma temperatura amena e com luz solar indireta até germinar.

Após duas a três semanas, a casca castanha do caroço vai começar a ficar mais seca, enrugada e acabar por cair. O caroço vai começar a abrir em cima e em baixo, acabando por sair da sua base.

4. Plante o abacate

Quando o caroço começar a ganhar algumas raízes e o caule, bem como as suas folhas e planta tiverem atingido cerca de 20 a 30 cm, chegou o momento de passar a planta para a terra. O abacate gosta de solos férteis, ricos em matéria orgânica e com uma boa drenagem. Por essa razão e, para garantir que terá bons resultados deve garantir essas mesmas condições.

Pode ser plantado num vaso grande, na sua horta ou quintal, já que o abacateiro ainda ocupa algum espaço. Ao colocar o caroço na terra, garanta que este não fica totalmente enterrado.

5 – Plantar o abacate (necessidades de rega)

A planta do abacate gosta de água, e por essa razão, deve regá-la diariamente de modo a que a terra se mantenha húmida. Fique atenta, a cor das folhas do abacateiro indicam-lhe a necessidade de água da planta.

As folhas desta planta devem estar sempre verdes. Se por acaso ficarem castanhas é sinal de que precisa de ser regada. Se, por outro lado, as folhas ficarem amarelas é sinal de água em demasia e, nesse caso, o melhor será fazer uma pausa na rega.

6. A colheita

O abacateiro começa a dar fruto mais ou menos dois anos depois da sua plantação. Quando vir que estes frutos estão maduros, deve retirá-los da planta e estarão prontos para consumo.

Últimos