Como plantar ervas aromáticas em casa
A varanda, o terraço ou até uma prateleira da cozinha pode ser um ótimo recanto para plantar ervas aromáticas preferidas. Muito fáceis de cuidar, conferem um sabor único aos pratos e saladas. Bastam os cuidados certos e alguma imaginação.
Quem não adora uma piza salpicada de manjericão fresco, um tataki de atum com cebolinho picado ou um smoothie com hortelã? Nas grandes cidades, há cada vez mais pequenas hortas de ervas aromáticas. Mas também se podem plantar ervas aromáticas numa pequena varanda ou até mesmo um vaso na marquise. Esta é uma solução para quem quer poupar algum dinheiro, mas também uma forma de lazer e uma paixão para quem defende um estilo de vida mais sustentável.
Com estes temperos naturais pode criar sabores diferentes, inovar nos cozinhado e diminuir o consumo do sal. A somar a tudo isto, plantar as suas próprias ervas aromáticas é uma introdução deliciosa no maravilhoso mundo da jardinagem.
Como plantar ervas aromáticas em casa
Se acha que não tem os materiais corretos ou tem algum receio de avançar com as mãos na terra, pode sempre frequentar um dos workshops do AKI (selecione a loja pretendida e depois o menu Brico-Aulas), aulas no Horto do Campo Grande ou na Associação dos Jardins Históricos, entre outros.
Agora, conheça e saiba como plantar ervas aromáticas em casa.
Alecrim
Como plantar: Em qualquer altura do ano, num vaso com cerca de 30/40 cm de profundidade, num local com sol pleno.
Como cuidar: Precisa de pouca água, basta uma rega semanal no verão. Deverá podar a seguir à floração para aparecerem novas flores e ramos. Pode ser colhido em qualquer época do ano.
Use em: Pratos de carne, caça e de peixe, pratos de massa, batatas assadas no forno, pão e foccacias.
Cebolinho
Como plantar: Em qualquer altura do ano, num vaso com cerca de 10/15 cm de profundidade, num local com sol.
Como cuidar: Evite o excesso de água e a secura extrema. Vá cortando à medida das suas necessidades. Quando reparar que está a ficar amarelo, corte a parte amarela na totalidade e não regue até voltar a ficar verde. Pode ser colhido em qualquer época do ano.
Use em: Saladas, molhos de iogurte, pratos de arroz, omeletes, tartes e manteiga de ervas.
Coentros
Como plantar: Em qualquer altura do ano, num vaso com cerca de 15/20 cm, num local com sol. Devem ser cultivados sozinhos, pois, por vezes, inibem a germinação de sementes de outras plantas.
Como cuidar: Não gostam de água em excesso nem da secura extrema. Devem colher entre 15 dias a um mês, após a plantação. Vá cortando à medida das suas necessidades. Convém ter em quantidade (semeado em diferentes épocas do ano).
Use em: Pratos de arroz, saladas, pratos de carne e de peixe, sopas e caldeiradas.
Hortelã-pimenta
Como plantar: No outono ou na primavera e sozinha, num vaso grande ou pequeno, pois é muito invasiva e não deixa crescer mais nada. Precisa de 20/30 cm de profundidade. Deve ficar num local com sol e meia sombra.
Como cuidar: Não aguenta a secura e, por isso, necessita de regas frequentes. Pode ser colhida 15 dias após a plantação.
Use em: Pratos de borrego, sopas, receitas com ervilhas, saladas, chás, gelados e sangrias.
Manjericão
Como plantar: No exterior, a partir de abril, num lugar com sol pleno. No interior, pode plantar todo o ano. Gosta de um vaso só para ele.
Como cuidar: Precisa de regas regulares. Se não consome manjericão regularmente, tenha o cuidado de o aparar todos os 15 dias para fomentar o crescimento de novas folhas. Deve ser colhido entre 15 dias a um mês, após a plantação.
Use em: Molhos de tomate, massas, saladas, pesto, pizas, bruschettas e sopas.
Tomilho
Como plantar: Entre abril e maio ou entre setembro e outubro, num local com sol pleno. Coloque-o sozinho, pois pode prejudicar o desenvolvimento de outras plantas, num vaso com cerca de 20/30 cm de profundidade.
Como cuidar: A poda anual, no final da floração, é indispensável e fomenta o aparecimento de novos caules e folhas. Pode ser colhido em qualquer época do ano. Aguenta até cinco anos sem ser mudado de vaso.
Use em: Pratos de carne, de caça e peixe, massas, sopas, tartes, legumes assados e compotas.
Salsa
Como plantar: Entre março e maio, num vaso com cerca de 20 cm de profundidade, num local de meia sombra.
Como cuidar: Se tiver o cuidado de a manter na meia sombra e for cortando à medida que necessita, terá salsa durante todo o ano. Se consome muito, plante vários pés. Gosta muito de ser regada regularmente. Pode ser colhida entre 15 dias a um mês, após a plantação.
Use em: Pratos de arroz, peixe e carne, tartes, pastéis e saladas.
Sálvia (ou salva)
Como plantar: Em qualquer altura do ano, de preferência em vasos de madeira ou barro para facilitar a drenagem, pois não tolera excesso de água.
Como cuidar: Regue apenas quando o solo está seco. Deve podar anualmente no final da floração (normalmente, no outono). Pode colher 15 dias após a plantação.
Use em: Puré de grão, abóbora assada, pratos de carne e peixe, massas e risottos.
Horta em casa
Veja este vídeo com Teresa Chambel, diretora da revista Jardins que a ajuda a construir uma horta em casa.
Pronta para criar a sua própria horta e plantar ervas aromáticas?