As velas são um must-have em todas as casas, certo? Quer seja para criar um ambiente romântico, para usar como objeto de decoração ou simplesmente para aromatizar os espaços, são perfeitas pois ajudam-nos a relaxar no fim de um dia exaustivo.
O problema surge quando a cera cai em cima do tapete da sua sala ou noutro tecido… Pode parecer uma situação dramática, mas nada tema, pois para tudo há uma solução.
É preciso ter em conta que o sucesso do truque que lhe vamos revelar vai sempre depender da quantidade de cera que derramou. Se for pouca, a solução é infalível. Se, por outro lado, for muita cera e não quiser arriscar e correr o risco de estragar o tecido, pode sempre optar por contactar uma empresa de limpeza profissional.
Material necessário
- Cubos de gelo;
- Uma colher;
- Papel;
- Um ferro de engomar.
Tudo a postos? Vamos lá salvar esse tecido!
Como tirar cera de vela da roupa em 4 passos
1. Arrefecer a cera
Não tente remover a cera da vela ainda quente, vai espalhá-la e agravar o problema. Pode acelerar o processo colocando um cubo de gelo em cima da cera derramada no tecido.
2. Raspar
Depois da cera líquida e quente passar a sólida e fria, use uma colher para retirar a maior parte. Raspe com delicadeza para não danificar as fibras do tecido. No fim ficará apenas a cera que penetrou o tecido.
3. Voltar a aquecer a cera
Pode parecer estranho, mas depois de arrefecer a cera, tem de aquecê-la de novo. É neste passo que vai precisar do papel e do ferro de engomar, pois o ferro vai aquecer a cera e o papel vai atraí-la.
Coloque o papel na área problemática e passe o ferro por cima, de forma a pressioná-lo contra a mancha. Repita o processo com papel limpo até que não transfira mais cera.
4. Lavar
Se o tecido em questão for uma carpete, pode usar um produto de limpeza próprio para o efeito. Caso o tecido seja de uma camisola, por exemplo, pode lavá-la na máquina de lavar a roupa, como costuma fazer normalmente.
Agora sim, tem um solução à medida e a sua roupa estará protegida contra todos os acidentes com velas.